III FONACOM chega ao fim e propõe recomendações para alavancar a conciliação em todo o país

Chegou ao fim a terceira edição do Fórum Nacional de Conciliação e Mediação (Fonacom) com a aprovação da Carta de João Pessoa e dos enunciados e recomendações formulados pelos grupos de trabalho, compostos por magistrados de todo o país.

Para o coordenador científico do Fórum e vice-presidente da 1ª Região, juiz federal André Prado, o evento foi proveitoso. Para ele “cada vez mais o Fonacom tem por característica a pluralidade no que tange à apresentação de soluções, na aceitação do diferente. Acho que isso é o que nos move sob o ponto de vista científico e moveu a Paraíba a nos receber com tanto carinho. Nós vivemos com a necessidade de nos reinventar e uma das ferramentas para isso é justamente a conciliação”, afirma.

Três dias de debates

O III FONACOM, começou na última segunda-feira (14), na capital paraibana, e contou com diversos debates a respeito de práticas exitosas nos Tribunais Regionais Federais com a mediação e a conciliação na resolução consensual dos conflitos na Justiça Federal. Toda a programação também fazia parte do curso de conciliação da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região.

Nos três dias, os participantes se dividiram em turmas e relataram as experiências na efetivação dos métodos de conciliação e mediação. Dentre as práticas apresentadas, destacam-se as audiências via whatsapp ou conferência que facilitaram a mediação pré-processual; mutirões conciliatórios; o sistema de agendamento de conciliação e a capacitação de conciliadores e mediadores.

Além dos debates, o III FONACOM abriu espaço para que três grandes instituições falassem sobre a prática da conciliação e mediação na condução dos processos que as envolvem. Nessa etapa, participaram a AGU, Caixa e a Empresa de Gestão de Ativos (Emgea).

Já na plenária, que ocorreu nesta quarta-feira (16), dentre os pontos debatidos e aprovados, estão:

  1. Recomendação de que a advocacia pública crie equipes remotas especializadas em demandas de saúde, com o objetivo de uniformizar procedimentos, critérios e prazos para celebração de acordos e para agilizar o cumprimento de determinações judiciais;

  2. Enunciado para que, quando necessária, a perícia médica nas demandas de saúde seja realizada previamente ao envio do caso para a conciliação;

  3. Enunciado para que o Poder Judiciário divulgue e estimule a utilização de métodos consensuais para solução das demandas de saúde tanto na fase processual, quanto na fase pré-processual;

  4. Recomendação de que audiências por videoconferência sejam utilizadas para difundir a conciliação nas subseções do interior e que todas as centrais de conciliação tenham aparelhos de videoconferência de uso exclusivo;

  5. Enunciado para que, sempre que possível, a conciliação busque que os recursos angariados em ações ambientais sejam direcionados para a realização de projetos na zona de influência do dano ambiental.

Ainda durante a plenária, os magistrados federais definiram que a próxima edição do FONACOM será na cidade do Rio de Janeiro.

Autor: Comunicação AJUFE

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade