Servidores da JFAL participam de obra coletiva sobre aspectos jurídicos dos concursos públicos

Imagem: Livro: *Direito Dos Concursos Públicos - Instrumentos de Controle Interno e Externo*

Fonte: JFAL

O livro “Direito Dos Concursos Públicos - Instrumentos de Controle Interno e Externo”, recém-publicado pela Editora Lúmen Juris, teve, em sua elaboração, a contribuição dos servidores Jobson Albino Gomes de Mendonça, Flávia Maria Silveira Souza Ferro e Saulo André Fonseca de Almeida, lotados respectivamente na Assessoria da 2ª Relatoria da Turma Recursal, na Assessoria da 3ª Vara Federal e na Secretaria da 7ª Vara Federal. A publicação será lançada na próxima segunda-feira, dia 05/06/2017, às 19hs, no ATC Cursos Jurídicos.

A obra foi coordenada pelos professores alagoanos Fábio Lins de Lessa Carvalho, doutor em Direito pela Universidad de Salamanca, professor da UFAL e Cesmac, e Carla Priscilla B. Santos Cordeiro, mestra em Direito Público pela UFAL e professora do Cesmac. Trata dos aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais mais importantes dos concursos públicos, de modo amplo e atual.

De acordo com o prefaciador do livro, o professor Fabrício Motta, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo: “Os estudos que compõem o livro abordam as diferentes vertentes e atores da atividade de controle, tendo como pano de fundo a estrutura constitucional do Estado brasileiro. Fundamentos, limites e possibilidades do concurso e do controle são abordados após aprofundada pesquisa bibliográfica, sem olvidar o diálogo com a jurisprudência e com a práxis administrativa”.

O professor Fábio Motta diz que experiências ligadas a temas essenciais vivenciadas em outros Estados são apresentadas como inspiração para a interpretação e aplicação do ordenamento brasileiro. “Trata-se de guia seguro para os agentes públicos e privados que atuam em qualquer etapa do ciclo do concurso público: planejamento, realização e - sobretudo - controle. A obra merecerá lugar de destaque não somente na cultura jurídica como também nas demais ciências ligadas ao estudo da Administração Pública. Além disso, esta importante realização possui o objetivo inconfesso de instigar reflexões aprofundadas sobre a história da ocupação das funções públicas no Brasil e sobre a urgente necessidade de profissionalização no seu exercício. Com efeito, somente com profissionalização dos quadros e do exercício das funções administrativas será possível tornar realidade as muitas promessas feitas pela Constituição da República”.

O livro já se encontra disponível no site da editora. Os autores convidam todos para o lançamento oficial, a ser realizado em Maceió no próximo dia 05/06/2017 (segunda-feira), às 19hs, no ATC Cursos Jurídicos, localizado na Av. Dep. José Lages, 555, Ponta Verde - Empresarial José Lages, 7º andar.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade