JFAL comemora 50 anos de reinstalação, lança Revista e homenageia desembargador Paulo Cordeiro

Imagem: JFAL comemora cinquentenário de reinstalação

Fonte: JFAL

Há 50 anos, em 1967 era restabelecida a Justiça Federal de Primeira Instância no Brasil surgindo assim a Justiça Federal em Alagoas (JFAL). O cinquentenário será comemorado na próxima sexta-feira (17/03), às 17h30min na sede JFAL, com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira e do diretor do Foro, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas e autoridades convidadas.

Durante a solenidade, será lançada a sétima edição da Revista da Seção Judiciária de Alagoas proporcionando à sociedade artigos que relatam, além de análises doutrinárias, de legislação e jurisprudência, a inspiração em temas que dizem respeito à Justiça Federal. “A revista foi criada a partir do ideal de promoção da produção acadêmica dos magistrados federais. Além de teses jurídicas, se propõe a um objetivo mais amplo, enriquecendo a cultura de forma eclética e geral. Este periódico, fruto do trabalho coletivo de seus colaboradores, já faz parte da tradição da Justiça Federal em Alagoas, enriquecendo uma história, construída com dedicação e compromisso com a qualidade da prestação jurisdicional”, destaca Frederico Dantas.

A Revista, tradicionalmente, além de prestigiar a publicação dos trabalhos dos magistrados, homenageia importantes juristas, especialmente aqueles que prestaram inestimáveis serviços à Justiça Federal. Nesta edição da Revista, com a publicação de trabalhos de alto nível e discussões sobre temas da atualidade, a Seção Judiciária de Alagoas homenageia o desembargador federal Paulo Machado Cordeiro. Nascido no Rio de Janeiro, vivendo na Bahia por longos anos, o homenageado está em Alagoas desde 1991, adotando esta terra como a de seu coração.

A deferência ao desembargador Paulo Cordeiro justifica-se, notavelmente, pelo seu reconhecido comprometimento com a Justiça Federal em Alagoas. Atuou como juiz titular da 3ª Vara Federal, foi membro da Turma Recursal e exerceu a função de Diretor do Foro por nove anos consecutivos, entre 2004 e 2012, exercendo ainda a função da direção nos anos de 1995 e 2000.

Na programação do evento consta ainda a reabertura do auditório Ministro Pedro Acioli, inauguração do espaço que servirá para abrigar o Memorial da Justiça Federal em Alagoas e a apresentação de cinco novos juízes federais à comunidade jurídica alagoana.

No encerramento da solenidade, será lançado o segundo vídeo sobre a reinstalação da JFAL, com uma série de entrevistas com personagens que fizeram e fazem essa história desde as primeiras etapas de refundação da Justiça Federal no Estado. Trata-se de um rico resgate de história oral.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade