Novos juízes da JFAL conhecem realidade de comunidades carentes do Vergel do Lago

Imagem: Juízes acompanham audiência na 14ª Vara

Fonte: JFAL

Em continuidade ao Curso de Iniciação à Magistratura, agora em uma fase de prática, os cinco novos juízes federais que integram o quadro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) conheceram, na tarde da terça-feira (14/3), comunidades carentes do bairro do Vergel do Lago, às margens da Lagoa Mundaú, mais especificamente a Associação dos Folguedos Popular na Zona Sul de Maceió. Os magistrados foram conduzidos pelo juiz federal titular da 9ª Vara Federal de Alagoas, Antônio José de Carvalho Araújo, também vice-presidência da AJUFE - Associação dos Juízes Federais do Brasil -, para a 5ª Região.

“Pela primeira vez, em um curso de formação da magistratura, tempos a oportunidade de conhecer a realidade dessas comunidades carentes, cujas demandas certamente, vão chegar para o Judiciário Federal, sobretudo para aqueles colegas que vão atuar nos Juizados Especiais Federais, mas também em vários outros aspectos sociais que envolvem estas comunidades”, destacou o juiz federal Antônio José.

Os juízes federais substitutos Ângelo Cavalcanti Alves de Miranda Neto, Ricardo Luiz Barbosa de Sampaio Zagallo, Rafael Tavares da Silva, Roney Raimundo Leão Otílio e Paulo Henrique da Silva Aguiar foram recebidos pelo líder comunitário Nonato Lopes. Inicialmente puderam conhecer a sede da Escola de Samba Girassol, fundada em 1983 e que congrega cerca de 600 associados, junto com projeto cultural para disseminação do folguedo popular Bumba Meu Boi. “Nós temos uma realidade muito difícil com carência de educação, principalmente creches, dificuldades com segurança, saúde, transporte e falta de saneamento”, disse Nonato.

Os juízes federais conheceram o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, momento em que acontecia uma palestra sobre violência doméstica. O CRAS atende famílias em risco social e vulnerabilidade e atua no acompanhamento dos critérios e exigências do Benefício da Prestação Continuada - BPC das crianças na escola.

Visitaram, ainda, o Posto de Atendimento Médico do Dique Estrada que também faz o monitoramento na saúde das crianças cujas famílias integram o Programa Bolsa Família como controle de peso e desnutrição e cumprimento do calendário de vacinas.

A atividade foi encerrada num centro cultural localizado na Rua Cabo Reis, que concentra 12 grupos culturais e esportivos, pertencente à comunidade da zona sul. O juiz federal substituto, Rafael Tavares da Silva destacou a experiência da visita como interessante e bastante proveitosa ao conhecimento dos magistrados que estão iniciando a carreira.

Pela manhã, os novos magistrados da JFAL participaram de audiências na 14ª Vara, inclusive conduzindo as audiências de Juizado Especial Federal, com a presença do juiz titular da 14ª, Felini de Oliveira Wanderley.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade