Subseção de Arapiraca utiliza PJe Penal

A Subseção Judiciária de Arapiraca já está operando com a distribuição de ações penais por meio do Processo Judicial Eletrônico - PJe. A 8ª Vara Federal foi a primeira a receber a ação penal pelo PJe, um grande avanço, segundo o juiz federal titular Cristiano de Jesus Pereira Nascimento. “O PJe é um sistema que, de modo transparente e seguro, propicia maior eficiência na condução do processo e promove economia de recursos. É possível diminuir gastos com papel, tinta, estantes, além de propiciar uma gestão ambientalmente mais sustentável”, afirma Cristiano Nascimento.

Para o magistrado federal, o PJe também promove maior velocidade no trâmite processual. “O fim da carga de autos e a possibilidade de promover qualquer ato processual onde o usuário esteja são pontos que propiciam celeridade e diminuem o tempo de tramitação dos processos. O estudo dos autos pode ser feito a qualquer momento e qualquer petição já fica disponível para análise da Vara. Antes da audiência de instrução, por exemplo, todas as partes podem ler o processo simultaneamente”, acrescenta.

A utilização obrigatória do Processo Judicial Eletrônico Penal passou a valer na Justiça Federal em Alagoas a partir de 1º de janeiro de 2017 para ajuizamento e tramitação dos feitos com classe de natureza penal. A obrigatoriedade não se aplica aos incidentes e ações penais associados a inquéritos policiais já autuados e distribuídos em meio físico.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade