JFAL armazena pilhas e baterias para entrega em postos de coleta

Imagem: Material foi encaminhado ao posto de coleta

Fonte: JFAL

Imagem: Em cada andar da JFAL, há um coletor de pilhas e baterias

Fonte: JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) por meio de sua Comissão Socioambiental entregou no posto de coleta situado no Hiper Bompreço da Gruta as pilhas e baterias descartadas e armazenadas na sede da JFAL. Em cada andar prédio há um coletor apropriado, conforme Programa de Coleta Seletiva.

Os materiais disponibilizados para coleta periódica não devem estar misturados a outros tipos de lixo comum. A Resolução COMANA nº 257/99 determina que as pilhas e baterias que contenham em sua composição chumbo, cádmio, mercúrio e outros metais pesados em seus compostos sejam entregues pelos usuários, após seu esgotamento, aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para o seu repasse aos fabricantes ou importadores. A JFAL está fazendo esta ponte: armazenando o material para levar aos postos de coleta uma adequada destinação final.

Para que essa resolução seja realmente aplicada, torna-se necessário alavancar meios de sensibilizar o consumidor final a não descartar de forma incorreta no meio ambiente esses produtos e a implementação de uma logística de coleta e reciclagem de pilhas e baterias. A reciclagem tem grande significado não só para o meio ambiente como também para os processos produtivos, pois com ela recuperam-se materiais que podem voltar a ser usados sem que seja necessário retirá-los da natureza.

Só se pode reciclar aquilo que é recolhido de forma correta. A partir daí as empresas de reciclagem promoverão a classificação e separação das baterias chumbo-ácido e lítio das de níquel cádmio. No Brasil são produzidas cerca de 1 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celular por ano. Elas estão recebendo uma atenção especial nos últimos anos devido aos impactos que causam ao meio ambiente e à saúde humana, pois em sua constituição guardam elementos tóxicos, metais pesados, que quando descartados de forma inadequada, podem ser repassados não só para o solo, como também à atmosfera, à água, a fauna e a flora, aos seres vivos.

Uma pilha descartada irregularmente pode contaminar aproximadamente 20 mil litros de água. As substâncias tóxicas trazem sérios problemas à saúde, podendo afetar o sistema nervoso central, fígado e pulmões. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode causar anemia, debilidade e paralisia.

Reciclagem de pilhas e baterias

No processo de reciclagem das pilhas e baterias, o primeiro passo a ser dado é fazer a separação dos materiais existentes nas pilhas. Primeiro, as pilhas e baterias são cortadas para que seja removida a sua cobertura, normalmente feitas de plástico. Depois são lavados para que sejam removidos todos os resíduos químicos e os plásticos são encaminhados para empresas recicladoras. Depois do corte das pilhas, as partes metálicas são enviadas para um processo de trituração.

Ao final, o que resta é um pó de pH neutro, que é bem menos nocivo à saúde humana. Durante esse processo o aço também é separado dos demais metais e encaminhado às recicladoras. Após este processo o pó é enviado a um forno e aquecido a 1.300°C. Em seguida, ele ainda passa por um novo processo de moagem para, então, surgirem como sais e óxidos metálicos. Essas substâncias são utilizadas como pigmento que dá cor a tinhas, cerâmica e também a fogos de artifício.

O conceito de descarte correto vale para praticamente todos os tipos de resíduos produzidos. Deve-se estar atentos ao seu descarte para diminuir a agressão ao meio ambiente.

A JFAL dispõe de um Programa de Coleta Seletiva conforme documento disponível em anexo, mas necessita da colaboração de todos: servidores, magistrados e jurisdicionados para fazer o descarte correto de materiais.

Outros pontos de coleta de pilhas e baterias

• Lojas das operadoras de celular

• Supermercados Hiper Bompreço Gruta e Buarque de Macedo.

• Sede do IMA Alagoas (Mutange)

• SEINFRA - Secretaria de Estado da Infraestrutura (Centro)

• Biblioteca da UFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade