Desembargador Paulo Cordeiro recebe título de Cidadão Honorário de Alagoas

Imagem: Deputado Ronaldo Medeiros entrega título ao desembargador Paulo Cordeiro

Fonte: JFAL

Imagem: Paulo Cordeiro agradece homenagem

Fonte: JFAL

O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Paulo Machado Cordeiro recebeu na tarde de ontem (20/06), o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas conferido pela Assembleia Legislativa. A homenagem é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado de Alagoas e foi de iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros e aprovado pelos deputados estaduais por unanimidade.

Paulo Cordeiro agradeceu a honraria revelando que sua relação com Alagoas começou numa Semana Santa em 1990, transformando-se no que denominou de “paixão avassaladora”. “Alagoas é inteligente, cosmopolita e surpreendente. Nasci no Rio de Janeiro, passei por São Paulo, em Salvador iniciei minha vida profissional e casei-me, onde nasceu meu filho, mas é em Alagoas que quero viver para sempre, uma terra que não quer saber de onde você veio, mas para onde você vai”, ressaltou em discurso de agradecimento o desembargador.

Citou toda uma vida dedicada a fazer justiça na Justiça Federal em Alagoas (JFAL), desde o início dos anos 90, onde todas as decisões e conquistas têm direta ou indiretamente a sua participação. Foi como titular da 3ª Vara da JFAL, que Paulo Cordeiro julgou cerca de 25 mil processos, além de milhares com integrante da Turma Recursal de Alagoas.

Paulo Cordeiro destacou a implantação do programa de estágio na JFAL; as reuniões periódicas com magistrados, além de outras realizações que engrandeceram a instituição quando era diretor do Foro. Desde abril de 2015, quando foi promovido a desembargador do TRF5, mora também em Recife, mas garante: “Mantenho residência aqui na minha terra e daqui não sairei jamais”, disse o título de Cidadão Honorário como à maior homenagem que já recebeu, mesmo já tendo recebido a Comenda Mérito da República, e os títulos de Cidadão Honorário de Arapiraca e União dos Palmares. “Sinto-me tão bem por dispor hoje de mais essa aceitação por essa terra e de sua gente trabalhadora e leal para assim me igualar aos que aqui nasceram”, completou.

Extenso currículo

O deputado Ronaldo Medeiros leu o extenso currículo do homenageado, lembrando que Alagoas hoje recebeu mais um filho com imenso prazer por toda a dedicação ao Estado seja como juiz federal ou como professor de Direito da Universidade Federal de Alagoas, dentre outras instituições de ensino superior.

O conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, Thiago Bomfim destacou uma característica do homenageado: a sua cordialidade para os alunos e com os advogados. “Além do vasto currículo de um magistrado decente, Paulo Cordeiro trata a todos com leveza e cordialidade impressionante”, falou.

O procurador da Assembleia Legislativa, Diógenes Tenório disse ser testemunho dessa cordialidade com os alunos ainda no seu tempo de estudante de Direito na UFAL, algo que sempre o chamava a atenção, e depois na Justiça Federal quando iniciou na advocacia, sempre cordial, atento ao espaço para sufragar as nossas teses. “Mas, foi como integrante do Conselho Penitenciário que pude desenvolver uma relação com Paulo Cordeiro mais fraterna, confirmando ser ele um homem com fino senso de humor, capaz de rir de coisas simples.

Participaram da solenidade, o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, representando o governador do Estado; o desembargador Kléver Loureiro, representando o Tribunal de Justiça de Alagoas e juízes de Direito de Alagoas; os colegas desembargador do TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima e Rubens Canuto; familiares e os juízes federais, Sebastião Vasques, Raimundo Campos, Sérgio Wanderley, Gustavo Mendonça, André Monteiro, Rosmar Antonni, Frederico Dantas, José Donato Araújo e Isabelle Marne, além do vice-diretor do curso de Direito da UFAL, Adrualdo Catão.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade