Caixa de Assistência da OAB/AL realiza exames preventivos na JFAL

Imagem: Exames simples, mas preventivos

Fonte: JFAL

A Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Alagoas realizou mais uma ação de saúde na Justiça Federal em Alagoas (JFAL), na tarde de ontem, dia 9 de junho, das 14 às 16 horas. Foram feitos testes de glicemia e aferição de pressão. O objetivo da ação é sempre prevenir doenças como a diabetes e a hipertensão arterial, sob a supervisão do setor de Saúde e Qualidade de Vida da JFAL.

A pressão alta como é conhecida, é uma condição crônica em que a pressão exercida pelo sangue nas artérias se mantém elevada. Muitas pessoas possuem pressão alta durante anos, sem ter conhecimento disso. Na maioria das vezes, a patologia não apresenta sintomas, porém quando permanece sem tratamento, causa danos nas artérias e órgãos vitais do corpo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a hipertensão atinge em média 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no país. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta.

A melhor forma de prevenir surpresas é conhecer os níveis da sua pressão arterial. Para saber esse valor é muito fácil: basta medir a pressão rotineiramente. As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. O exame de glicemia faz a dosagem de glicose e avalia a possibilidade de pacientes desenvolverem a diabetes, doença que também causa muitos problemas e pode (em alguns casos) ser prevenida.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade