JFAL divulga relatório das atividades administrativas desenvolvidas em 2015

Imagem: Diretor do Foro, Frederico Dantas publica principais ações de 2015

Fonte: Danilo Galindo TRF5

Com o objetivo de cumprir o Plano de Gestão da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), proposto na atual Direção do Foro, iniciada em 8 de abril de 2015, para o biênio 2015/2017, a JFAL divulga relatório com as principais realizações de abrangência administrativa do exercício 2015. Para isso, contou com a colaboração de todos os setores envolvidos, como Administração, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Núcelo Judiciário, Seção de Planejamento e Integração Regional, Assessoria Jurídica, Controle Interno, Comunicação Social, além das Comissões instituídas para tratar de assuntos como gestão de Autos Findos Administrativos e Judiciários, conforme documento em anexo.

No tocante às obras e reformas, a fim de garantir a efetiva aplicação dos recursos, foram priorizadas as seguintes contratações: elaboração de projeto básico executivo completo da obra de reforma, modernização e manutenção do edifício sede da JFAL; execução da primeira etapa da obra de reforma do edifício sede da JFAL; execução da implantação do sistema de climatização com tecnologia VRV (1ª e 2ª etapas); estudos técnicos, levantamentos e elaboração de projeto básico e executivo completo de engenharia e arquitetura para construção do prédio sede da Subseção Judiciária Federal em Santana do Ipanema; execução da ampliação, reforma, modernização e manutenção do edifício sede da Subseção Judiciária em Arapiraca.

Também foi priorizada a conclusão e resolução de pendências das obras iniciadas ainda na gestão anterior, como a reforma do espaço para a Turma Recursal, construção do edifício-sede da Subseção de União dos Palmares e construção do edifício-anexo da Subseção de Arapiraca, obra que havia sido abandonada pela construtora.

Para garantir maior segurança ao corpo funcional e aos jurisdicionados no acesso de pessoas à sede da Justiça Federal em Alagoas, merece destaque na atual administração, a instalação de sete catracas de identificação digital. Foram adquiridos ainda seis veículos novos FIAT - Pálio Weekend e a doação de sete veículos em desuso para instituições sociais.

Na área de Comunicação Social, houve o lançamento do vídeo sobre a História da Segunda Fase de Implantação da Justiça Federal no Estado de Alagoas. O evento foi inserido dentro das comemorações dos 125 anos de criação da Justiça Federal no Brasil, no dia 16 de outubro, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro. Idealizado junto com a Direção do Foro e sob a coordenação e constante colaboração do juiz federal Antônio José de Carvalho, o documentário trata da segunda fase da JFAL, quando foi reinstalada, após ser extinta por 30 anos.

A partir de 1º de Julho de 2015, o jornal interno “JFAL Interativo” passou de uma periodicidade mensal para semanal, tendo sido contabilizadas, até o final do ano de 2015, 26 edições. É apresentado em forma impressa em expositores fixados em pontos de grande visibilidade: elevadores, recepções de vara e corredores, dentro dos prédios Sede e das demais Subseções, com notícias de interesse aos servidores da instituição, bem como avisos e dicas.

Gestão de Pessoas

Com o início na nova gestão, a partir de abril de 2015, a meta principal foi oferecer um melhor atendimento ao cliente interno: magistrados e servidores. A partir do diagnóstico dos problemas e das questões que demandavam maior empenho para resolução, foi feita uma redistribuição do trabalho, de modo que sempre um servidor pudesse realizar o atendimento de forma satisfatória.

Foi reintroduzida a ginástica laboral em todas as unidades da sede da JFAL, visando à prevenção e combate das Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho, trabalho que vem recebendo muito boa aceitação.

Merecem destaque a realização dos cursos de “Tiro Defensivo para Magistrados” e o curso promovido, pelo Núcleo Seccional da ESMAFE5ª, sobre o tema “O Novo CPC: teoria geral, tutelas de urgência e procedimento comum”. Foi feita parceria proposta pela Direção do Foro à ASSEJUF para a construção, por meio de “Termo de Cooperação”, do “Centro de Convivência dos Servidores”, ficando definido que a Associação custeará o projeto e a JFAL doará o terreno e realizará a obra, inserida no Plano de Obras de 2017. Destina-se a atender os servidores e seus familiares com espaço para ações de saúde e qualidade de vida, prática de esportes e descanso entre as jornadas de trabalho.

Por fim, vale ressaltar a realização de evento alusivo ao Dia do Servidor Público. Com o tema “Qualidade de Vida e Responsabilidade Ambiental” e o lançamento do programa de sustentabilidade da Seção Judiciária de Alagoas, cuja meta inicial é a adoção do uso racional dos recursos disponíveis e a destinação correta dos resíduos na sede da SJAL e nas Subseções.

Na área de controle interno, vale destacar a elaboração pela Seção de Controle Interno o Plano Anual de Atividades do Controle Interno - PAACI, referente ao exercício de 2016.

Adequação orçamentária

Antes do final do exercício, a Direção do Foro elaborou um plano de redução das despesas, em face do cenário de restrição orçamentária e das perspectivas pouco animadoras para o exercício seguinte. As despesas de custeio foram monitoradas e procedidos ajustes nos contratos de prestação de serviços, com vistas à diminuição dos custos operacionais. Uma das preocupações da administração foi com a redução do consumo de energia elétrica, tendo sido implementadas medidas como a redução do tempo de funcionamento da central de ar condicionado na sede e a retirada de 30% das lâmpadas consideradas dispensáveis nos ambientes. Ambas serviram, ao menos, para minimizar o impacto dos reajustes tarifários sobre o montante das despesas de custeio.

Foram empenhadas em restos a pagar as despesas com contratos, de competência do exercício de 2015, evitando a necessidade de emissão de empenhos de despesas de exercícios anteriores em 2016; deixaram de ser assumidas novas despesas continuadas com impacto em 2016; somente foram contratadas obras e reformas que pudessem ser integralmente empenhadas em 2015; foram agilizados, na medida do possível, pedidos de repactuações contratuais em andamento, para viabilizar o empenho ainda em 2015 e foi adquirida a maior quantidade possível de materiais de consumo e de expediente.

Autos Findos

A Comissão de Autos Findos Administrativos examinou cerca de 10 mil processos, sendo que, dos mais de três mil disponibilizados pela equipe de triagem, foram digitalizados aproximadamente 70%. Embora tenha sido prevista uma meta de digitalizar no 2º semestre em torno de mil páginas, foram efetivamente digitalizadas mais de 53 mil páginas.

No que se refere à Comissão de Autos Findos Judiciais, no ano de 2015, houve eliminação de 18.038 processos. A Comissão Socioambiental realizou um termo de parceria com a Cooperativa de Catadores da Vila Emater - COOPVILA, para recolher material reciclável acondicionado na sede da JFAL, sobretudo processos de Autos Findos.

Área judicial

Na área judicial houve ampliação do Processo Judicial Eletrônico - PJE; implantação do Sistema SAP - controle de penas, disponibilizado para a 4ª Vara e gerenciado pelo Núcleo Judiciário; a formalização de convênio com a Junta Comercial do Estado de Alagoas, para fins de liberação do Portal JUCEAL aos usuários da Seção Judiciária; o recadastramento de todos os usuários da JFAL no Portal CNIS e no sistema INFOSEG; e, ainda, a extinção da CEMAN, tendo os oficiais de justiça sido lotados nas Varas Federais situadas na sede.

Foi instituída a Comissão de Planejamento e Gestão - CPG com a finalidade de implementar medidas par racionalização, controle e aperfeiçoamento da gestão, buscando otimizar a atividade administrativa; fomentar a gestão eficiente dos recursos públicos; promover à racionalização de rotinas e de fluxos de procedimentos internos; elevar os níveis de eficiência, eficácia e efetividade e adotar as melhores práticas de gestão, com atuação alinhada ao planejamento estratégico.

TI

Na área de Tecnologia da Informação, houve a implantação do Datacenter da JFAL, em duas salas DC1 e DC2. Atende às boas práticas de política de segurança da informação, que incluem sistemas redundantes de energia ininterrupta, grupos geradores dedicados, climatização, sistemas de controle de acesso e CFTV, detecção e alarme de incêndio, automação, redundância das redes lógica e elétrica, piso elevado, entre outras.

Concebido para o acompanhamento das atividades tecnológicas, bem como o controle efetivo dos serviços, o NOC (network operation center) foi implantado na sala da Seção de Infraestrutura, onde os técnicos de TI monitoram todas as atividades em tempo real. No ano de 2015 foi adquirida e implantada a Solução de expansão do sistema de armazenamento STORAGE V7000 com solução de virtualização SVC, incorporando todo o legado de armazenamento da JFAL.

Foi elaborado e desenvolvido um canal de comunicação para acesso do Jurisdicionado à Direção do Foro: “Fale com o Diretor”. O NTI da JFAL desenvolveu uma solução para disponibilizar a pauta de audiências do sistema PJe no site da Seção Judiciária. A informação: designação, redesignação, cancelamento, etc., é disponibilizada em tempo real.

Desenvolvido pela Seccional de Pernambuco, a versão mais recente do sistema de emissão e validação de certidões tem como ponto principal produzir seus resultados através da consulta integrada aos sistemas TEBAS (Processos Físicos) e PJe (Processos Eletrônicos). O software foi remodelado de forma a ter mais segurança e algumas outras funcionalidades foram integradas a nova versão. Agora, existe a possibilidade de liberação de certidões positivas após a avaliação do setor competente, todos os CPF’s e CNPJ’s são consultados na base da receita federal dando maior segurança ao processo. O sistema encontra-se aguardando homologação pela área de negócio para depois de autorizado pela Direção do Foro ser liberado para entrar em produção.

Foi providenciado Ultrabooks para os magistrados; licenças de software do Dicionário Aurélio para Rede Corporativa; incremento do Sistema de Firewall; impressoras multifuncionais; solução completa de vídeo conferência pra Varas Federais e Secretaria Administrativa; Ativos de Rede Corporativa (Switches) e outras tecnologias diversas de manutenção do parque instalado de TI.

Com a liberação por parte da gestão JFAL de recursos, os quais foram convertidos para MTGI, bem como a liberação de outro montante de tais recursos orçamentários pelo TRF5ª, foram adquiridas as seguintes tecnologias as quais visam à implementação, manutenção e incremento no parque tecnológico de TI: incremento no sistema de virtualização e armazenamento de storage do Data Center; renovação de 30% do parque tecnológico de microcomputadores; incremento da solução de telefonia Voz sobre IP (VOIP); aquisições diversas visando atender a infraestrutura tecnológica dos magistrados, Núcleo de Tecnologia da Informação e da Seção de Comunicação.

Resumo das atividades nas Subseções Judiciárias

Arapiraca

Continuidade da obra do anexo da Subseção Judiciária de Arapiraca; reforma orgânica administrativa da Subseção; cadastramento de veículos oficiais; regulamentação do uso do estacionamento interno e externo; participação institucional em evento do Governo do Estado de Alagoas; implantação de medidas de contenção de despesas, a fim de promover o encerramento das atividades internas às 17h sem prejuízo dos atendimentos ao público nem das medidas de urgência; manutenção do portão elétrico e instalação da cerca elétrica; manutenção da CEMAN Arapiraca.

Santana do Ipanema

Participação no treinamento “JUCEAL Conveniadas”; participação no curso EAD “Formação de Conciliadores - Justiça Federal; participação no curso “Novo CPC - Destaque das Principais Novidades”, a partir de 7 de julho de 2015; participação no Curso “Novo Código de Processo Civil: Teoria geral, tutelas de urgência e Procedimento comum”; visita do Diretor do Foro à Subseção de Santana do Ipanema;

aterações no espaço físico da Subseção, mediante a utilização de divisórias melhoria do para espaço destinado à espera do público em geral e advogados para audiências e perícias; início do processo de construção da nova sede; participação no curso “Coaching aplicado à liderança”; implementação, no dia 5 de novembro, da campanha “Adote uma Caneca!”, abolindo no âmbito da Subseção, o uso de copos descartáveis pelos servidores, estagiários e terceirizados, deixando-os disponíveis, tão somente, para o público em geral. Estima-se que com tal medida, se consiga uma redução anual de, aproximadamente, 36 mil copos descartáveis.

União dos Palmares

Monitoramento das pendências da construção do prédio sede desta Subseção Judiciária, com a conclusão da maioria dos pontos pendentes junto à Construtora desde a inauguração; recebimento definitivo dos elevadores do prédio sede desta Subseção; monitoramento do escoamento dos dejetos do prédio sede desta Subseção junto à Prefeitura Municipal de União dos Palmares e SAAE, além de se dar início às tratativas de projeto conjunto e definitivo para sanar tal problema; desenvolvimento de estudo sobre economia de energia elétrica via adequação do horário de funcionamento das varas; divulgação da campanha de conscientização dos servidores para as diretrizes sócio-ambientais; acompanhamento do registro do prédio sede junto à Secretaria do Patrimônio da União - SPU; divulgação das notícias institucionais via afixação do Jornal Mural do TRF e do Jornal Semanal da JFAL nos displays cedidos pela Seção de Comunicação; implantação de medidas internas para redução do consumo de energia elétrica, a partir de setembro/2015, resultando em uma economia financeira de 15% nos meses de setembro e outubro/2015.

Segundo o diretor do Foro, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas, as diretrizes que nortearam as ações foram traduzidas em realizações, quantificadas, qualificadas e valoradas, organizadas por áreas de atuação. “Aquelas atividades pretendidas, mas não implementadas e outras que necessitarão de continuidade em 2016 foram inseridas no Plano de Gestão proposto para o atual exercício e tais registros integrarão o Relatório de Gestão relativo às ações desenvolvidas no biênio 2015/2017”.

Comunicação JFAL

Anexos

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade