Manual para a Contratação de Projetos dá diretrizes para construções no âmbito da Justiça Federal

O Manual para Contratação de Projetos, desenvolvido pela Secretaria de Arquitetura e Engenharia do CJF (SAE), em conjunto com o Comitê Técnico de Obras Nacional da Justiça Federal - CTO/N, já se solidificou como importante ferramenta para simplificar os procedimentos de contratação e uniformizar as exigências mínimas em projetos de engenharia e arquitetura feitos pela Justiça Federal.

Instituída pela Resolução CJF Nº 339, de 10/02/2015, a publicação traz diretrizes para o planejamento de construções e também planilhas de cálculo para facilitar o processo licitatório. O secretário da SAE, Lúcio Castelo Branco, afirma que desde sua implantação, o manual não apresentou qualquer dificuldade de utilização por parte dos órgãos da Justiça Federal. A explicação, segundo ele, está na simplicidade do processo de preenchimento das planilhas. “A partir da inclusão de poucos dados, tais como a metragem da obra a ser executada e a seleção dos serviços a serem contratados, os cálculos são feitos de forma automática, considerando-se o valor regional médio de construção civil que é definido pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)”. Os resultados dos cálculos definem o preço máximo a ser pago pelos projetos, a partir do qual serão ofertados descontos pelos interessados na prestação dos serviços.

O gestor destaca que o SINAPI foi escolhido pela CTO/N por se tratar do sistema referencial de custos unitários para insumos e serviços da construção civil definido pelo Decreto Nº 7.983, de 08/04/2013, como parâmetro para a elaboração de orçamentos de obras e serviços de engenharia a serem executados com recursos dos orçamentos da União. O SINAPI é mantido pela Caixa Econômica Federal, tendo como base pesquisas de preços realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo país. Amplamente conhecido pelo setor da Construção Civil, o sistema é fundamental na padronização dos dados requeridos ao longo do preenchimento das planilhas presentes no manual.

O manual está disponível para download gratuito no portal do Conselho da Justiça Federal. Basta acessar Unidades, depois Arquitetura e Engenharia e escolher o item Contratação de Projetos.

Fonte:CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade