CEJ/CJF realiza seminário sobre conciliação e o novo CPC

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) realiza nos dias 12 e 13 de maio, em Brasília, o Seminário Conciliação e o Novo Código de Processo Civil. O evento tem o objetivo de promover a ampla discussão sobre os impactos das novas regras referentes à conciliação advindas do Código de Processo Civil/2015 e também da sua regulamentação por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do CJF.

O seminário foi formulado para atender demandas dos Magistrados federais e estaduais; membros do Ministério Público Federal e Estadual, da Defensoria Pública, da Procuradoria-Geral da República, da Advocacia-Geral da União; servidores dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, bem como professores, advogados e estudantes.

Um dos coordenadores científicos do evento, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vai também participar da solenidade de abertura do seminário. Ele afirma que o Poder Judiciário “quer encontrar a melhor solução para os conflitos que são apresentados à Justiça. E procura utilizar uma ferramenta eficaz, que é a conciliação em sentido amplo, para a implementação de pacificação social”.

O ministro explica que a conciliação deve “ser adotada como a política pública de solução consensual de conflitos”, e ressalta que “o novo Código do Processo Civil, trata a conciliação como norma fundamental, no seu artigo 3º e traça as diretrizes para o desenvolvimento das atividades de mediação e conciliação no país”.

O coordenador-científico considera o Seminário Conciliação e o novo Código de Processo Civil de suma importância para a comunidade jurídica e para sociedade como um todo e chama a atenção para dois fatores, que em sua visão, aumentam a importância do evento: o momento atual da Justiça brasileira e a mudança cultural que está sendo proposta.

Sobre o momento atual, o ministro aponta os 107 milhões de processos em curso nos tribunais, diante da atuação de 17 mil magistrados em todo país, e a resolução anual de 28 milhões de disputas judiciais. No que toca à mudança cultural, esta, segundo ele, deve ocorrer entre os operadores do Direito e a sociedade brasileira.

“Conciliar ou mediar é constitucional, é legal e é uma ação que deve envolver as pessoas e seus dramas, representados na forma de milhares de processos/procedimentos judiciais e de conflitos ainda não judicializados”, disse Reynaldo Soares da Fonseca.

Seminário

O Seminário Conciliação e o Novo Código do Processo Civil é uma realização do CEJ, em parceira com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE). O evento será no auditório do CJF.

A abertura do seminário irá contar com as participações do presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, do corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Og Fernandes, do diretor-geral da Enfam, ministro Humberto Martins, dos coordenadores científicos, ministros Nefi Cordeiro e Reynaldo Soares da Fonseca, e do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, juiz federal Antônio César Bocheneck.

Fonte: CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade