Juízes federais Gustavo Mendonça e José Donato eleitos para o TRE/AL

Imagem: Juízes federais Gustavo Mendonça e José Donato

Fonte: JFAL

Os juízes federais da Justiça Federal em Alagoas (JFAL): Gustavo de Mendonça Gomes - titular da 6ª Vara Federal - e José Donato de Araújo Neto - titular da 5ª Vara Federal -, foram eleitos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) membro efetivo e suplente, respectivamente, para comporem o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), na vaga constitucionalmente destinada à Justiça Federal.

Dentre as ações a serem desempenhadas pelos integrantes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral destacam-se: processar e julgar originariamente o registro e o cancelamento do registro dos diretórios estaduais e municipais de partidos políticos, bem como de candidatos a governador, vice-governadores e membro do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas; julgar recursos interpostos contra atos e decisões proferidas pelos juízes e juntas eleitorais; constituir as juntas eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição, e requisitar a força necessária ao cumprimento de suas decisões e solicitar ao Tribunal Superior a requisição de força federal.

Perfil

O juiz federal Gustavo de Mendonça Gomes é mestre em Direito e autor do livro “Políticas Públicas no Estado Contemporâneo e Controle Jurisdicional: Base Legal e Elementos Formadores” (Juruá Editora), fruto de sua dissertação de mestrado. Foi professor de Direito Civil (Disciplina Contratos Civis) da Faculdade de Alagoas - FAL por dois anos; técnico judiciário e analista judiciário da Justiça Federal em Alagoas. Aprovado e nomeado para os cargos de advogado da União; procurador da Fazenda Nacional e juiz de Direito do Estado de Alagoas.

O juiz federal José Donato de Araújo Neto tem mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará - UFC, com a dissertação: “Constituição, Garantismo Integral e Processo Penal: os Direitos Fundamentais como Legitimadores de uma Intervenção Penal Eficiente”; foi advogado; promotor de justiça - Ministério Público do Maranhão e professor da Faculdade Christus - Fortaleza.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade