Por unanimidade, TRF determina que INEP corrija prova de redação de jovem com hidrocefalia

Imagem: Família de Luiz Felipe comemorou decisão do TRF5 com foto em frente ao prédio do Tribunal

Fonte: JFAL

Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF) manteve a decisão do juiz federal Flávio Marcondes Soares Rodrigues, da 8ª Vara Federal em Arapiraca, que determinou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) a correção da prova de Redação, do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, redigida por Luiz Felipe Alves Pereira, numa forma de atender as limitações e singularidades inerentes a uma pessoa portadora de necessidades especiais. Luiz Felipe é portador de Hidrocefalia e Paralisia Cerebral Diplégica Estática - CID 10: G801.

Para a família do jovem, foi uma vitória inédita, o que aconteceu na vida de Luiz Felipe, que recebeu nota zero na prova de redação do Enem. Segundo Flávio Marcondes, o requerente apresenta necessidades especiais e flagrantemente, para a correção de sua redação, não foram adotados critérios diferenciados e correspondentes à sua condição. Por essa razão, e com base na Constituição Federal e na Lei nº. 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, para garantir seu direito fundamental de acesso à educação, foi dada a oportunidade uma nova análise de sua prova escrita, com a decisão judicial.

O INEP deverá convocar uma banca específica e atribuir ao jovem uma nota de redação diferente de zero. Para a mãe de Luiz Felipe, a jornalista Mônica Nunes, se trata de um feito inédito. “Essa decisão estimula os demais participantes portadores de deficiência a buscarem seus direitos. Parabéns a nobre corte por garantir a aplicação da mais lídima justiça”, ressaltou Mônica Nunes.

Comunicação JFA (com informações do Site Sete Segundos)

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade