PJe agiliza comunicação com plataformas eletrônicas em execuções fiscais na Procuradoria Federal/AL

A tramitação de ações de execuções fiscais por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe) é sinônimo de agilidade e economia na Procuradoria Federal em Alagoas. Para a procuradora federal do Núcleo de Cobrança/NAP - PF/AL, Auzeneide Maria da Silva Wallraf, o PJe é importante para as execuções fiscais porque agiliza a comunicação com as plataformas eletrônicas de cadastro de bens e informação dos devedores, a exemplo do BACENJUD, RENAJUD e INFOJUD, vindo de encontro aos objetivos das execuções fiscais.

“De modo geral e com muita significância, o Processo Judicial Eletrônico dá efetividade aos princípios da celeridade e economia processual”, opina a procuradora federal Auzeneide Wallraf .

Desde 1° de junho de 2015, é obrigatória a utilização do Processo Judicial Eletrônico - PJe, conforme portaria da Direção do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), para ajuizamento e tramitação das demandas judiciais da classe execução fiscal, no âmbito das Subseções Judiciárias de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema. A portaria estabeleceu ainda naquela data, a utilização facultativa do PJe para ajuizamento e tramitação das demandas judiciais da classe execução fiscal, no âmbito da jurisdição da sede da JFAL.

O objetivo da informatização do processo judicial é utilizar os recursos da tecnologia da informação e comunicação hoje disponíveis, bem como atender a necessidade de um constante aprimoramento da forma dos atos processuais, qualificando a atividade judiciária e, consequentemente, a prestação jurisdicional.

Há assim, o cumprimento da necessidade de prosseguir-se na paulatina ampliação da obrigatoriedade de ajuizamento de feitos por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico - PJe, em cumprimento a determinação constante no Art. 2º, Parágrafo único da Resolução nº. 16/2012, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade