JFAL: estágio para Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Informática e Biblioteconomia

Imagem: Seleção é para preenchimento de vagas e cadastro reserva de estágio não-obrigatório

Fonte: JFAL

Estarão abertas no período de 15/02 a 26/02/2016, das 12h às 18h, as inscrições para seleção de estágio em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Informática e Biblioteconomia na Justiça Federal em Alagoas. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas e cadastro reserva de estágio não-obrigatório na Sede da Seção Judiciária de Alagoas (Maceió) e nas Subseções Judiciárias de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema, e à formação de cadastro de reserva, conforme edital publicado em anexo.

Considera-se estágio obrigatório aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga-horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma e não-obrigatório aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga-horária regular e obrigatória.

Fica assegurado à pessoa portadora de deficiência (assim qualificada nos termos do Decreto nº 3.298/99) o percentual de 10% das vagas oferecidas em razão deste certame, que surgirem durante o prazo de validade do concurso, ficando destinadas a 5ª, a 15ª, a 25ª, a 35ª vagas e assim sucessivamente. As vagas que não forem providas pelos portadores de deficiência, em face da inexistência de candidatos aprovados, serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância à ordem classificatória.

São admitidos a participar do certame os estudantes devidamente matriculados nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Informática e Biblioteconomia ou cursos correlatos, de universidades e faculdades sediadas no Estado de Alagoas, devendo o interessado, quando da inscrição na seleção, comprovar que se encontra matriculado no mínimo no 2º semestre do 2º ano ou no 4º período do Curso. A contratação só será efetivada se o candidato aprovado, quando da admissão, não estiver cursando o último ano letivo ou os dois últimos períodos do curso.

O estágio terá duração de um ano, prorrogável por mais um ano, a critério exclusivo do titular da unidade a que estiver vinculado o estagiário, por manifestação escrita ao Diretor do Foro, desde que o estudante tenha obtido desempenho satisfatório na avaliação de desempenho a qual será submetido. O estagiário cumprirá jornada de 20 horas semanais, devendo o horário do estágio corresponder ao expediente da Justiça Federal em Alagoas e compatibilizar-se com o horário do curso de graduação em que esteja matriculado.

Remuneração

A Seção Judiciária concederá ao estagiário, em caso de estágio remunerado (não-obrigatório), de acordo com a frequência e a título de bolsa de estágio, auxílio financeiro correspondente a R$ 845,00, além do auxílio-transporte no valor diário de R$ 7,00 e do seguro contra acidentes pessoais em favor do estudante.

Para fazer a inscrição, o candidato deverá preencher ficha disponibilizada no sítio da Seção Judiciária de Alagoas (www.jfal.jus.br), fazendo opção pelo local onde concorrerá à vaga, e, em seguida apresentá-la com a documentação exigida, relacionada no Anexo IV do Edital, na respectiva unidade administrativa, cujo endereço consta do Anexo V deste Edital, quando será concluído o procedimento de inscrição.

Para efetivação da inscrição o candidato deverá entregar no miniauditório do edifício sede da JFAL, e na Administração das demais Subseções, até o último dia e horário previstos para inscrição, as duas vias das fichas de inscrições impressas, as documentações necessárias à inscrição no certame, a doação de duas latas de leite em pó, as quais serão distribuídas gratuitamente pela Justiça Federal a instituições beneficentes.

A seleção constará de duas fases, a primeira com uma prova escrita e a segunda com uma entrevista, sendo eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma delas. A prova escrita para os candidatos a estágio em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Biblioteconomia consistirá de prova seletiva de múltipla escolha, onde os candidatos responderão a 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas, das quais apenas uma correta, cada uma valendo um ponto, totalizando 30 pontos e uma questão discursiva valendo 10 pontos. Para a área de informática, a prova consistirá de 20 questões abertas.

A apuração da classificação observará o critério de maior pontuação. Os 20 candidatos melhores classificados na 1ª fase, concorrentes às vagas a serem preenchidas em Maceió, participarão da segunda fase. Os candidatos empatados no último grau de classificação (vigésima colocação) serão admitidos à segunda fase, ainda que ultrapassado o limite previsto neste item. Os 10 candidatos melhores classificados na primeira fase, concorrentes às vagas a serem preenchidas nas Subseções participarão da segunda fase. Os candidatos empatados no último grau de classificação (décima colocação) serão admitidos à segunda fase, ainda que ultrapassado o limite previsto neste item.

A segunda fase consistirá de entrevista, onde os candidatos serão inquiridos pela comissão examinadora sobre sua aptidão para o estágio e para a matéria indicada no programa. A avaliação da entrevista valerá 10 pontos, considerando-se aprovados os candidatos que obtiverem seis pontos ou mais. A nota final corresponderá à média ponderada do total de pontos obtidos pelo candidato nas duas fases, somados e divididos por cinco.

Eventual necessidade de desempate de notas, para fins de classificação final, será aplicado o critério da média geral mais elevada registrada no histórico escolar atualizado do candidato, expedido pela instituição de ensino a que ele esteja vinculado. Persistindo o empate, terá preferência o candidato que esteja no período mais avançado.

Os resultados das provas e dos recursos serão divulgados pela internet no sítio www.jfal.jus.br e afixados no Quadro de Avisos da Seção Judiciária de Alagoas e das Subseções Judiciárias. O estagiário, nos termos do art. 3º da Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008, não terá vínculo empregatício com a JFAL. As vagas com vagas imediatas são: uma para Administração na sede, em Maceió; uma para Ciências Contábeis na Subseção de União dos Palmares e uma para Informática na Subseção de Arapiraca. Os candidatos aprovados serão convocados para preencher as vagas que surgirão durante a validade do concurso.

ANEXO II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I. PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Administração 1. Teorias da Administração: Enfoque Humanístico - Teoria das Relações Humanas, Enfoque Estruturalista - Burocracia (Max Weber) e Enfoque Sistêmico - Teoria Geral dos Sistemas. 2. Comportamento Humano nas Organizações: Motivação - Hierarquia das Necessidades de Maslow, Teoria dos dois Fatores da Motivação (F. Herzberg),Teoria X e Teoria Y (Douglas McGregor), Liderança, Grupos e Relacionamento Interpessoal. 3. Gestão de Pessoas: Conceito, Objetivos e Processos da Gestão de Pessoas. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas nas Organizações. Avaliação de Desempenho Humano nas Organizações.

Ciências Contábeis Contabilidade Geral: 1. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Resolução CFC nº 750, de 29/12/1993. 2. Estrutura Conceitual Contábil. 3. Demonstrações Contábeis Obrigatórias, forma, abrangência, conteúdo e evidenciação. 4. Componentes patrimoniais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. 5. Alteração da Situação Líquida, tratamento e registro contábil. 6. Apuração do Resultado do Exercício, aplicabilidade do Regime de Competência de Exercício e Regime de Caixa. Administração Orçamentária e Financeira: 1. Princípios orçamentários. 2. Orçamento-programa. 3. Regimes orçamentários: competência do exercício e de caixa. 4. Leis orçamentárias: PPA, LDO e LOA. 5. Receita Pública. 6. Despesa Pública. 7. Fases da Despesa: empenho, liquidação e pagamento. 8. Despesas de exercícios anteriores. 9. Restos a pagar. 10. Porcentagem e Juros Simples. 11. Lei 8.666/93. 12. Noções de Excel.

Informática Conceitos básicos: 1. Sistemas operacionais Linux: manipulação de pastas e arquivos e comandos básicos. 2. Protocolos de rede: conceitos, aplicabilidade, funcionamento e portas de comunicação. 3. Padrões de interoperabilidade: Modelo TCP/IP e modelo OSI 4. IP: Endereçamento IPv4, SLSM (Static Length Subnet Mask), VLSM (Variable length Subnet Mask). 5. Switches: Portas, VLANS, half-duplex, full-duplex e velocidades de portas 6. Roteadores: Rotas, principais protocolos abertos de divulgação de rotas (BGP, OSPF, RIP, EIGRP) e conceitos básicos de NAT. 7. Firewall: Conceitos básicos e ACLs 8. Storage: conceitos básicos e sistemas de tolerância a falhas 9. Backup: Conceitos básicos e tipos 10. Cabeamento: Tipos de cabos STP, UTP e Fibra-ótica. 11. Wireless: Conceitos básicos e segurança 12. Windows 7: Conceitos básicos, operação, principais serviços, grupos e usuários locais 13. Windows server 2008/2012: Conceitos básicos, domínio, contas de usuários e grupos, Active Directory, GPO, DHCP, DNS, DFS, compartilhamento de rede e permissões.

Engenharia Civil Noções de informática (Excel e AutoCAD); Construção Civil; Materiais de Construção; Noções de projetos; Noções de Elaboração de Orçamento; Resistência de materiais; Fundações; Escalas utilizadas nos projetos de engenharia e arquitetura; Cronograma de execução de obras; Normas Técnicas pertinentes aos assuntos relacionados.

Biblioteconomia 1.Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: conceito, desenvolvimento e estrutura da documentação. 2. Bibliotecas e Sistemas de Informação Jurídicos: centros, serviços, gestão e tratamento da informação. 3. Recursos Informacionais: tipologia de fontes bibliográficas e de dados; fontes impressas e eletrônicas; novas tecnologias na recuperação da informação; bases de dados; bibliografias e catálogos brasileiros e internacionais; redes de informação brasileiras e estrangeiras; catálogos coletivos. 4. Indexação e Resumo: teorias e metodologias; política; avaliação de resumos e índices. 5. Linguagens Documentárias: tipologia, conceitos, metodologias e gestão. 6. Representação Descritiva: conceitos; descrição bibliográfica (ISBD; ISSN, ISBN); AACR2 (autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais . legislação e jurisprudência); catalogação cooperativa; formatos de intercâmbio. 7. Representação Temática: conceitos e gêneros de representação documentária; sistemas de classificação bibliográfica e outras linguagens; histórico e estrutura; Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Decimal de Direito (CCDir) . Dóris. 8. Normas de informação e documentação da ABNT (NBR 6022, 6023, 6024, 6027, 6028, 6029, 10520,14724). 9. Desenvolvimento de Coleções: conceitos; processos e políticas; seleção e aquisição; cooperação interbibliotecária; avaliação de coleções. 10. Administração de Bibliotecas: organização, gestão e avaliação de sistemas e serviços de unidades de informação; teorias de administração; administração de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais; avaliação de serviços. 11. Planejamento Bibliotecário: instrumentos de execução, controle e avaliação. 12. Informática: noções de informática; automação de bibliotecas e serviços de informação. 13. Serviços ao Usuário: serviço de referência e informação; educação do usuário; disseminação da informação e marketing. 14. Fontes de Informação Jurídica.

ANEXO III . CALENDÁRIO DO CONCURSO

INSCRIÇÕES: 15/02 a 26/02/2016, das 12h às 18h

Realização da 1ª FASE: 11/03/2016, às 09 horas.(Duração: 3 horas).

Divulgação do gabarito da 1ª FASE: 15/03/2016

Resultado da 1ª FASE: 18/03/2016

Recursos: 21 e 22/03/2016

Resultado definitivo da 1ª FASE: 28/03/2016

ENTREVISTA: 01/04/2016, às 09 horas (Administração e Ciências Contábeis)

ENTREVISTA: 04/04/2016, às 09 horas (Engenharia, Informática e Biblioteconomia)

RESULTADO FINAL: 08/04/2016.

ANEXO IV . DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO

  1. Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponibilizada no sítio www.jfal.jus.br, opção .Concursos.) e impressa em duas vias; 2) Original e cópia do Comprovante de Matrícula; 3) Original e cópia do Histórico, no qual conste a média geral obtida pelo aluno no decorrer do curso; 4) Original e cópia do RG ou de outro documento de identificação oficial com foto; 5) Uma foto 3x4; 6) Laudo médico original e expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional da Doença . CID, bem como a causa provável da deficiência (somente para os portadores de deficiência); 7) A título de doação, solicitamos duas latas de leite em pó, a serem recebidas no momento da inscrição, as quais serão destinadas pela Justiça Federal a instituições de caridade. ANEXO V - INSCRIÇÕES E LOCAL DAS PROVAS

Seção Judiciária de Alagoas: Av. Menino Marcelo, s/n, Serraria, Maceió/AL. Informações: (82) 2122-4373/4205.

Subseção Judiciária de Arapiraca: Rua José Jailson Nunes, s/n, Santa Edwirges, Arapiraca-AL. Informações: (82) 2122-6963.

Subseção Judiciária de União dos Palmares: Br-104, Km 36, Fazenda Cana Brava, Distrito Industrial, União Dos Palmares/Al. Informações: 2122-6904.

Subseção Judiciária de Santana do Ipanema: Rua Sebastião Pereira Bastos, nº 508, Monumento . Santana do Ipanema/AL. Informações: (82) 2122-6928.

Anexos

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade