Aprovada resolução sobre o Programa Nacional de Capacitação de Servidores da JF

O Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou, na sessão da segunda-feira (14), resolução que dispõe sobre o Programa Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC), destinado à formação e aperfeiçoamento profissional, bem como ao desenvolvimento gerencial, com vistas à preparação de servidores para desempenharem atribuições de maior complexidade e responsabilidade.

A proposta de PNC apresentada ao Colegiado pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes, é resultado de estudos realizados pelas áreas técnicas dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e da Secretaria de Gestão de Pessoas do CJF. As diretrizes, princípios, objetivos e metas, bem como estratégias e linhas de ação foram definidas pelo Comitê Técnico-Operativo de Capacitação, instituído pela Resolução nº 536, de 18 de dezembro de 2006.

De acordo com o corregedor e relator da matéria no CJF, o grupo formatou a proposta após exaustivos trabalhos, que proporcionaram uma visão abrangente das necessidades de capacitação e desenvolvimento dos servidores. “O PNC, de forma geral, visa nortear as ações de capacitação para o biênio 2015/2016. Com este objetivo, estão indicados os programas educacionais que deverão ser implementados de forma coordenada entre órgãos da Justiça Federal, de modo a obter o máximo de aproveitamento”, explicou o ministro.

Conforme a proposta aprovada, o programa tem por vertentes: cidadania organizacional; estratégica, técnica e gerencial. Dentre os programas sugeridos, ambientação e integração do novo servidor; formação e desenvolvimento; desenvolvimento gerencial; e formação de educadores. A iniciativa atende à política de aperfeiçoamento profissional dos servidores do Judiciário Federal, prevista na Lei nº 11.416/2006 e na Resolução nº 536/2006. Para o relator, a implementação do PNC “influi diretamente no aprimoramento institucional”.

Atualização do PNA

Na ocasião, o Colegiado também aprovou a atualização do Plano Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisa para Juízes Federais (PNA). A proposta foi elaborada pelo Comitê Técnico de Aperfeiçoamento e Pesquisa (CTAP) com a participação do CEJ e aprovação do Conselho das Escolas de Magistratura Federal (Cemaf). Segundo o ministro Og Fernandes, as proposições foram construídas em reuniões realizadas entre setembro de 2014 e junho de 2015, com dez magistrados e cinco servidores representantes das cinco escolas federais dos TRFs.

“O PNA traça diretrizes para a atuação das escolas de magistratura federal e do CEJ, especialmente no que diz respeito aos programas de formação inicial, continuada, de formação de formadores, pesquisa, editoração e intercâmbio”, observou o corregedor-geral em seu voto. Para ele, a alteração da Resolução nº 233/2013 visa adequar o plano para o biênio 2015/2016, em cumprimento à determinação do inciso III, art. 8º da Lei nº 11.798, de 2008, e do inciso X, art. 3º, da Resolução nº 83, de 2009.

Processos nºs CJF-ADM-2015/440 e CJF-ADM-2015/251

Fonte: CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade