Cumprida reintegração de posse em antigo prédio do INSS em Maceió

Imagem: Desocupação do antigo prédio do INSS, no Centro

Fonte: JFAL

Foi cumprida na manhã do domingo (22/11), mandado judicial de reintegração de posse no Edifício Humberto Santa Cruz, conhecido por ser a antiga sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no centro de Maceió. A decisão judicial foi proferida pelo juiz federal da 5º Vara, José Donato de Araújo Neto. O prazo para que as famílias deixassem o prédio espontaneamente encerrou no dia 1º de setembro. Segundo a Polícia Militar, 79 famílias foram identificadas no primeiro contato, mas após um trabalho de conscientização, ficaram 20 ocupando o edifício.

Cerca de 50 policiais militares participaram da ação. Para a reintegração de posse, foram mobilizados militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Radiopatrulha, do Batalhão de Trânsito, do Regimento de Policiamento Montado (RPMon) e do CGCDHPC. Também participaram integrantes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), das secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, da Vigilância Sanitária, do Conselho Tutelar e da Eletrobrás.

A secretária de Assistência Social de Macei, Celiany Rocha, informou que a Secretaria acompanhou o trabalho da polícia e que todas as pessoas vão passar por um cadastro único de acesso aos programas sociais. “Se a família não tiver para onde ir vai para o albergue, se tiver perfil para o aluguel social ela irá receber”, explicou.

O Centro de Zoonozes fez a retirada de muitos animais que viviam no prédio, que foram encaminhadados para uma ONG. O major Henrique, da Polícia Militar, explicou que o cumprimento da decisão judicial começou por volta de 6h e que as famílias deixaram o local de forma pacífica. “As pessoas que ocupam o prédio já haviam sido avisadas e foram feitas várias reuniões com elas antes que isso acontecesse”, disse o militar.

A advogada da empresa Engemat, empresa que adquiriu o imóvel, Adriana Alves, lembrou que o prédio foi arrematado em leilão no segundo semestre do ano passado, sendo assegurado pela Justiça Federal a desocupação. “Aguardamos esse tempo todo para que a retirada fosse feita de forma pacífica e para que as famílias se preparassem”, explicou a advogada, ao dizer que prédio será para fins comerciais.

As famílias invadiram o local após a reintegração de posse do terreno em que viviam no conjunto Jardim Petrópolis, na Santa Lúcia em julho de 2013. A Secretaria Municipal de Habitação informou que já concluiu o cadastro das famílias que estão no local, e que as que se encaixavam nos critérios estabelecidos serão beneficiadas com uma moradia no Parque dos Caetés. Estão sendo construídas 2.976 moradias, mas o residencial ainda não foi entregue.

Com informações do G1 Alagoas

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade