Magistrados entenderam que há conexão da investigação sobre refinaria com processos da Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, por maioria, negou provimento, ontem (18/11) aos embargos infringentes e de nulidade ajuizados pelos acusados de irregularidades praticadas no contrato de construção da Refinaria Abreu e Lima, no Município do Cabo de Santo Agostinho (PE). A defesa dos acusados alegou ausência de conexão da investigação realizada em Pernambuco com o processo da Operação Lava Jato, sob a jurisdição do juiz federal Sérgio Moro.

Magistrados que compõem o Pleno do TRF5 entenderam que, embora os fatos investigados e processados no âmbito da 5ª Região e da “Operação Lava Jato” tenham ocorridos em distintas localidades e diferentes circunstâncias de tempo, restou claro o elo entre os processos.

“Os fatos em questão se ligam de forma tão profunda que exigem uma unidade de processamento e julgamento, a fim de garantir coerência e razoabilidade na definição dos diversos feitos que se originaram desse contexto. A reunião das demandas racionalizará a apuração dos fatos, evitará decisões conflitantes e permitirá a análise do complexo esquema criminoso como um todo, facilitando, inclusive, o exame e a colheita de provas”, afirmou o relator, desembargador federal Roberto Machado.

ENTENDA O CASO - A Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco (SPF/PE) instaurou, em fevereiro de 2011, Inquérito Policial (IPL), para apurar eventuais responsabilidades penais diante de indícios de irregularidades na execução do contrato de construção da Refinaria Abreu e Lima S/A, apontados por acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), cujo dano ao erário poderia ser da ordem de R$ 1.329 bilhão.

Segundo consta da Portaria que instaurou o Inquérito Policial (IPL) nº 111/2011 da SPF/PE, a linha de investigação seria a de possível sobrepreço, decorrente de preços excessivos frente ao mercado, constatados no âmbito da Fiscobras 2010, tendo em vista que a Petrobras extrapolou a maior margem prevista entre -15% e +20%, utilizando-se do critério de aceitação “preço global” para o valor da estimativa total dos custos, que não encontra guarida nas normas brasileiras.

A Portaria do IPL 11/2011 determinou a intimação para inquirição de F.F.C.N.M., I.T.B.B. e M.J.P.R., gerentes de Implementação dos empreendimentos UDA e UCR, Tubovias e UHDT/UGH, e membros de comissão de licitação, respectivamente, L.C.Q.O. (empresa UHDT/UGH), R.L.F.P.T.M. (empresa Tubovias) e O.A.K.F. (gerente de contrato da UDA/UCR), coordenadores de comissão de licitação, e do gerente de engenharia S.A., que aprovou as estimativas de custos dos contratos firmados com a Petrobras.

O juiz federal Claudio Kitner, titular da 34ª Vara Federal (PE), com sede no Cabo de Santo Agostinho, declinou da competência para presidir o IPL nº 111/2011 em favor do Juízo da 13ª Vara Federal (PR), titularizada pelo juiz federal Sergio Moro, em razão da conexão com ações criminais e IPLs refrentes à Operação Lava Jato.

A defesa dos acusados ajuizou Recurso em Sentido Estrito contra decisão de remessa dos autos para a jurisdição de Curitiba. A Segunda Turma do TRF5, por maioria, entendeu que o processo deveria seguir para a jurisdição da 4ª Região, que compreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A defesa interpôs Embargos Infringentes e de Nulidade em Recurso em Sentido Estrito, para requerer o reexame da decisão pelo Pleno do TRF5. Daí a decisão proferida, hoje, pelo colegiado Pleno do TRF5.

ENUL n° 110 (PE)

Divisão de Comunicação Social do TRF5

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade