Marcelo Navarro toma posse como ministro do STJ

O ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, tomou posse, na última quarta-feira (30/09), no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solenidade foi prestigiada pelo presidente do TRF5, desembargador federal Rogério Fialho; pelos desembargadores e juízes federais da 5ª Região; por autoridades dos três poderes, entre elas o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que representou a presidente Dilma Rousseff; pelo senador Renan Calheiros, presidente do Senado; o subprocurador-geral da República Adílson Ferreira; o vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Pacheco Lamachia; e por representantes da comunidade jurídica e da sociedade civil. Nomeado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 8/09, Ribeiro Dantas vai compor a Quinta Turma e a Terceira Seção, colegiados que analisam questões de direito penal.

A cerimônia, realizada no Pleno do STJ, foi conduzida pelo ministro Francisco Falcão, presidente daquele Tribunal, que destacou o trabalho e o perfil pessoal e acadêmico do novo ministro. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, avaliou de forma positiva a chegada de Ribeiro Dantas ao STJ: “É uma grande aquisição. [Ele] tem tudo para enriquecer este grande tribunal, que é o da cidadania”.

Presidente do TRF5, Rogério Fialho ressaltou a cultura jurídica do novo ministro. “Marcelo é uma pessoa altamente preparada. É professor de direito, autor de várias obras e uma pessoa de grande sensibilidade. Certamente vai trazer um grande contributo a esse tribunal”.

O ministro Luiz Alberto Gurgel de Faria, integrante da Quinta Turma e da Terceira Seção do STJ, órgãos julgadores que receberão o novo ministro, também expressou satisfação com a posse de Ribeiro Dantas. “Em todos os concursos que fez, tirou o primeiro lugar. Ele foi do Ministério Público Federal, da advocacia e do TRF da 5ª Região, que é a nossa origem. Sua chegada é motivo de muito orgulho”.

CARREIRA EXEMPLAR

Para o ministro da Justiça, Marcelo Ribeiro Dantas tem uma carreira pública exemplar. “É um jurista que tem uma densidade intelectual inegável. Tenho absoluta convicção de que será um grande ministro para o tribunal, que é, sem sombra de dúvida, um dos mais importantes do país”, afirmou.

Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte, também avaliou com entusiasmo a chegada de Ribeiro Dantas ao STJ: “Ele vai dar uma nova dimensão à corte, pela sua capacidade intelectual e jurídica. Marcelo é um jovem talento jurídico brasileiro e vai surpreender com sua performance, com sua competência. O tribunal ganha com sua chegada”.

Segundo o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho - que não pôde acompanhar a posse -, a chegada de Ribeiro Dantas ao STJ é motivo de orgulho para a região Nordeste, de onde saíram grandes personalidades do direito, como Ruy Barbosa, Tobias Barreto, Pontes de Miranda e Miguel Seabra Fagundes. “Considero um grande nome para a Corte, que muito irá contribuir para a consolidação da autoridade e a unidade do direito federal em nosso país”, afirmou.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5, com informações da Ascom do STJ

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade