Justiça em Números: JF recebeu 4 milhões de novos processos em 2014

Após alguns anos de relativa estabilidade da demanda processual, a Justiça Federal, em 2014, vivenciou uma explosão de litigiosidade, com a chegada de um total de 4 milhões de novos casos. Com isso, o estoque da Justiça Federal chegou a 8,5 milhões de processos, 4,3% a mais que em 2013. Essa é a análise apresentada no relatório Justiça em Números 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado no dia 15 de setembro, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que aconteceu em Brasília.

O levantamento registrou um aumento de 700 mil casos (20,8%) em relação a 2013. O maior índice está na área de conhecimento do 1º grau, com crescimento de 30,2% em um ano. A Justiça Federal também se destacou pelo maior índice de virtualização de processos entre os cinco ramos de Justiça, devido ao ingresso de quase 3 milhões (73,2%) de novos casos ajuizados eletronicamente. O resultado observou que, desde 2009, mais da metade dos processos chegaram por meio digital para os cinco tribunais regionais federais (TRFs).

Segundo o conselheiro do CNJ responsável pela apresentação dos dados da Justiça Federal, juiz federal Fernando César Baptista de Mattos, 41% do acervo total é formado por processos que tratam de execução fiscal. “As principais demandas da Justiça Federal estão na execução e nos juizados especiais federais”, pontuou o magistrado. Os JEFs receberam o maior número de casos novos em comparação com o total de litígios que chegaram às varas e aos juizados.

A principal novidade desta edição do relatório Justiça em Números é a identificação dos assuntos mais recorrentes por ramo da Justiça. Conforme o estudo que separou processos por classe e assunto, as três principais causas de litigiosidade da Justiça Federal são temas do Direito Previdenciário: administração pública do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS (14,2%), processos sobre auxílio-doença (10,4%) e demandas sobre aposentadoria por invalidez (6,5%).

Recursos financeiros

O juiz Fernando Mattos também ressaltou que a Justiça Federal continua sendo a que mais arrecada dentre os demais segmentos de Justiça. “Apresenta sempre uma receita maior que as despesas”, lembrou o conselheiro. Durante o ano de 2014, as receitas somaram R$ 9,8 bilhões e superaram em 13% o total de despesas equivalente a R$ 8,7 bilhões. Comparando com 2009, as despesas cresceram apenas 5,6%, com redução dos valores frente ao PIB e aos gastos da União.

Estrutura e força de trabalho

De acordo com o relatório, a Justiça Federal possui unidades instaladas em 276 subseções judiciárias (5% dos municípios brasileiros e 11% das comarcas estaduais), composta por 976 unidades judiciárias de primeiro grau, subdivididas em 763 varas e 213 juizados especiais federais. Com relação à força de trabalho, esse segmento é composto por 1.751 magistrados, 28.786 servidores e 18.279 trabalhadores auxiliares.

Foi registrado um crescimento da força de trabalho na ordem de 16,3%, nos últimos seis anos. Contudo, o percentual de 90% de gastos com recursos humanos diminuiu três pontos percentuais no mesmo período. “Temos tradição maior com planejamento e, por isso, observamos uma distribuição mais equânime de força de trabalho no primeiro e no segundo grau”, disse o conselheiro. Com relação a outros tipos de despesas, verificou-se um aumento de 54%, entre 2009 e 2014, especialmente em aquisições (83,2%) e contratos (45,6%), ambos referentes à tecnologia da informação.

Produtividade

No ano de 2014, a taxa de congestionamento da Justiça Federal foi de 70,5%, e o Índice de Atendimento à Demanda (IAD) de 91,3%. Ou seja, foram baixados 353 mil processos a menos que o total de novas ações ajuizadas. Em média, a produtividade do magistrado federal foi de 2.113 processos baixados ao ano. Já com relação ao Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-jus), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) foi o que apresentou o melhor desempenho na comparação com os demais regionais, com 93,4% de produtividade. As Seções Judiciárias do Rio Grande do Norte e do Maranhão se destacaram por terem alcançado 100%.

Ao final da apresentação dos números da Justiça Federal, o juiz Fernando Mattos demonstrou preocupação com o aumento da demanda processual e a falta de recursos para investimento na ampliação do quadro de servidores e magistrados. “Estamos chegando perto do limite de produtividade de magistrados. Hoje, não temos limite orçamentário e nem financeiro para realizar uma expansão dessa estrutura. Vamos ter que fazer mais com menos. Esse é um dos grandes problemas que teremos que enfrentar nos próximos anos”, declarou.

Fonte: CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade