ESMAFE/RN promove Curso de Especialização em Direito Processual Civil

O diretor da Escola da Magistratura Federal - Núcleo do Rio Grande do Norte e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte tornam público para os servidores e magistrados da Justiça Federal da 5ª Região, edital para seleção para o Curso de Especialização em Direito Processual Civil, no ano letivo de 2015, referente às vagas destinadas à Justiça Federal.

O Curso de Especialização em Direito Processual Civil, pós-graduação lato sensu, oferecido pela Escola da Magistratura Federal, pela Direção do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte e pelo Instituto do Legislativo Potiguar - ILP , destina-se à qualificação de magistrados e servidores, objetivando fomentar sua valorização e contribuir para a melhoria da prestação jurisdicional.

O CURSO

O Instituto do Legislativo Potiguar está credenciado para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, cujo público alvo são magistrados e servidores da Justiça Federal da 5ª Região, servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e, portadores de titulação acadêmica no nível de graduação e de pós-graduação. O curso terá como dias letivos a sexta-feira e o sábado no horário noturno e matutino, na modalidade presencial.

Para os magistrados e servidores não lotados na sede da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, a participação no curso ficará condicionada à prévia autorização da Corregedoria do TRF 5ª Região, no caso de magistrados, ou a chefia imediata, no caso de servidores. Não serão disponibilizadas diárias e passagens para participação no curso aos magistrados e servidores lotados nas Subseções Judiciárias.

Caso alguma outra unidade da Justiça Federal da 5ª Região manifeste interesse em disponibilizar o curso por videoconferência, como extensão, deverá apresentar solicitação ao gestor da ESMAFE/RN. O início das aulas será no dia 16 de outubro de 2015, e o a carga horária de 360 horas e duração de 24 meses.

SELEÇÃO

O preenchimento das vagas destinadas ao curso dar-se-á mediante processo seletivo. Tanto para o processo seletivo, como para o processo de matrícula e para eventuais necessidades de convocação de suplente, os pedidos de inscrição de candidatos serão agrupados em duas categorias: categoria das vagas destinadas à Assembleia Legislativa e categoria das vagas destinadas à Justiça Federal. Por procedimentos de inscrição entende-se a sequência de prescrições normativas a serem cumpridas pelos interessados em se habilitar para o processo seletivo que definirá o ingresso no curso. O cumprimento dessas prescrições já constitui uma primeira instância seletiva, tendo em vista que o não atendimento das condições aqui definidas para a inscrição implica a eliminação sumária do interessado.

Serão os seguintes critérios de classificação no processo seletivo: tipo de vínculo com a Justiça Federal: terão preferência na seleção, e na seguinte ordem, magistrados, servidores efetivos, servidores cedidos de outros órgãos e servidores comissionados; tempo de serviço no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e suas seccionais;

grau de instrução: terão preferência na pré-seleção, e na seguinte ordem, doutores, mestres, especialistas e graduados e idade: terá preferência o candidato mais idoso.

O local das inscrições será exclusivamente pelo site da ESMAFE-RN. O resultado da seleção sairá no dia 21 de setembro , a partir das 16h:00min, a ser divulgado no site da ESMAFE-RN, para as vagas destinadas à Justiça Federal.

Os candidatos selecionados deverão entregar, até o dia 23 de setembro de 2015, na seção de treinamento e desenvolvimento da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, os seguintes documentos, sob pena de eliminação: requerimento da inscrição, em formulário disponibilizado pelo ILP; cópia do diploma de curso de graduação, reconhecido pelo MEC, ou comprovante de estar concluindo o curso, sendo que, nessa hipótese, o candidato deverá apresentar a certificação de conclusão até a data da matrícula, sob pena de sua automática desclassificação; cópia de Certificado de Pós-Graduação, se houver; uma foto 3 x 4; cópia da carteira de identidade e do CPF; termo de compromisso; exposição, em um mínimo de 20 linhas, das razões que justifiquem o interesse pelo curso; curriculum vitae, informando e comprovando situações pessoais e funcionais, como tipo de vínculo com a Justiça Federal e tempo de serviço.

Os documentos apresentados serão enviados ao ILP, o qual analisará sua conformidade com as normas vigentes e os homologará, podendo rejeitá-los, eliminando o candidato em caso de ausência de documento ou de sua imprestabilidade para atestar o que dele se espera. A homologação dos documentos apresentados pelos candidatos e do presente processo seletivo são condições indispensáveis para a confirmação do candidato selecionado e será realizada por uma comissão designada pelo Diretor Geral do ILP, presidida pelo Coordenador do Curso e composta, ainda, pela Secretária Escolar do ILP e por um servidor da Justiça Federal portador de titulação em nível de pós-graduação, no período de 24 e 25 de setembro de 2015.

As vagas, conforme quantidade prevista no edital, serão preenchidas pelos candidatos que tiverem atendido todos os requisitos exigidos no processo de inscrição e que sejam aprovados no processo seletivo. Dos que se habilitaram ao preenchimento das vagas destinadas a servidores da Assembleia, essas serão preenchidas pelos candidatos selecionados na sequência de 1 a 10, na ordem de classificação e na categoria dos que se habilitaram ao preenchimento das vagas destinadas à Justiça Federal, essas serão preenchidas pelos 40 primeiros candidatos selecionados.

Os candidatos não habilitados inicialmente para o preenchimento das vagas, em conformidade com o edital, serão considerados suplentes, obedecendo à estrita ordem sequencial de classificação nas respectivas categorias e segmentos. No caso do não comparecimento de candidato convocado para a matrícula no prazo divulgado ou de desistência de candidato matriculado, as vagas serão preenchidas por suplentes, observada a sequência de classificação.

Até o dia 25 de setembro de 2015, o resultado da seleção dos candidatos será publicado no Boletim Oficial da Assembleia e nos murais do ILP, no site da ESMAFE-RN e divulgado pela da TV Assembleia.

MATRÍCULA

A matrícula, ato formal de vinculação do aluno ao ILP e ao curso, formaliza-se com o despacho autorizatório do Diretor Geral no requerimento inicial de inscrição do candidato. Os candidatos classificados na seleção deverão assinar contrato com o ILP para confirmarem suas matrículas no curso no período de 25 a 30 de setembro de 2015. Faculta-se ao aluno o cancelamento de matrícula, com a consequente perda de seu vínculo com o ILP, bem como o ressarcimento do valor despendido pela ESMAFE5 por aluno para o pagamento dos professores até a data da desistência.

Na hipótese de candidato aprovado em processo seletivo cujo diploma de curso de graduação, comprovadamente reconhecido, ainda não lhe tiver sido expedido pela Instituição de Ensino Superior - IES admitir-se-á, no ato da matrícula, a apresentação de uma certidão emitida pela IES de origem, pelo prazo máximo de seis meses, condição a ser expressa no requerimento de matrícula. Na ocorrência do caso previsto no inciso anterior, se o aluno não apresentar, no prazo ali estabelecido, o diploma de curso de graduação comprovadamente reconhecido, sua matrícula será declarada cancelada e seu aproveitamento acadêmico será certificado, exclusivamente, como de extensão universitária. Considerando a sazonalidade da oferta do curso, não será adotado o critério de trancamento de matrícula.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade