Execução penal pelo PJe agiliza acompanhamento do cumprimento da pena

Imagem: Diretor da 1ª Vara, Gustavo Melo ajuiza primeira execução penal eletrônica

Fonte: JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) deu mais um importante passo rumo à transformação do processo físico em virtual, conforme determina a legislação. O diretor do foro, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas assinou a Portaria 658/2015, que estabelece “a utilização obrigatória do Processo Judicial Eletrônico - PJE para o processamento e tramitação das demandas judiciais da classe Execução Penal, a partir de 1º de agosto de 2015, bem como de todos os seus incidentes processuais e de ações conexas, no âmbito desta Seção Judiciária e suas Subseções”.

Para isso foram consideradas as disposições da Lei 11.419, de 19/12/2006, que versam sobre a informatização do processo judicial; os recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação disponíveis, bem como a necessidade de constante aprimoramento da forma dos atos processuais, qualificando a atividade judiciária e, consequentemente, a prestação jurisdicional.

Opinião

Para o juiz da 12ª Vara da JFAL, Aloysio Cavalcanti Lima, a digitalização dos autos da Execução Penal, na forma da Portaria 658/2015 da Direção do Foro da Seção Judiciária de Alagoas, promoverá a desburocratização do acompanhamento do cumprimento da pena, mediante a facilitação da juntada de documentos e intimações das partes interessadas.

O magistrado ressaltou ainda que, em breve, visitará as entidades conveniadas com o juízo para a execução de sanções alternativas, com o intuito de aferir a viabilidade de inserção das mesmas no âmbito do PJE para que forneçam as informações a respeito do cumprimento da pena de maneira mais célere.

O diretor da 1ª Vara da JFAL, Gustavo Melo falou sobre os benefícios do PJe. “Ficamos felizes por realizar um ato pioneiro e histórico na Seção Judiciária de Alagoas, viabilizando o ajuizamento, via PJe, da primeira execução penal eletrônica. A facilidade e celeridade com que concluímos o procedimento de cadastramento da ação mostrou o quanto que o sistema PJe tem se aprimorado e demonstrado sua eficiência”.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade