Francisco Wildo abre curso sobre o novo CPC na JFAL

Imagem: Desembargador Francisco Wildo fala sobre novo CPC

Fonte: JFAL

O diretor do Núcleo Seccional Alagoas da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, juiz federal Rubens de Mendonça Canuto Neto, iniciou, na manhã desta sexta-feira (31/07), o Curso “Sobre o Novo CPC: Teoria geral, tutelas de urgência e procedimento comum”, com a apresentação do primeiro expositor, o desembargador federal aposentado, Francisco Wildo de Lacerda Dantas. Na primeira parte, o desembargador falou sobre “Marcos Teóricos do Novo Código, princípio da cooperação e negócios processuais”.

Francisco Wildo iniciou fazendo um retrospecto, ao cita que a Revolução Francesa criou a ideia de que a lei representaria a vontade de todos, com normas rigidamente preparadas, fato que representa, segundo o desembargador, uma ideologia falsa. “O juiz não podia interpretar a lei, esse novo código também muda isso”, diz.

Ao citar Artigo 1º do novo CPC, que traz como mais importante que o processo civil será interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição, Francisco Wildo, lembra que nem todos os fatos são valorados, ressaltando como valor mais importante da Constituição, a dignidade da pessoa humana. Na segunda parte do primeiro módulo do curso, Francisco Wildo discorreu sobre “O peso dos precedentes na sistemática do novo CPC”.

O curso, para fins de aperfeiçoamento e vitaliciamento dos magistrados, prossegue nos dias de 6 a 8 de agosto e 15 a 17 de outubro 2015, na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Foram oferecidas 40 vagas presenciais, para 40 horas-aulas para magistrados e servidores.

A proposta do evento justifica-se pela importância de fomentar a discussão sobre a temática diferenciada e ampliada, conforme disposto na Resolução nº 01, de 6 de junho de 2011 da ENFAM.

“Ciente de que as Escolas têm como foco a educação profissional para a prática jurisdicional, o estudo do novo CPC surge como a grande demanda deste ano de 2015. Assim, propomos a realização deste curso, entre as ações de formação necessárias à preparação dos magistrados federais para atuarem sob a égide da legislação atualizada”, afirma o magistrado, afirma o juiz federal Rubens Canuto.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade