Comissão Socioambiental faz diagnóstico sobre sustentabilidade na JFAL

A Comissão Socioambiental da Justiça Federal Alagoas (JFAL) realizou na tarde da segunda-feira (27/07) a segunda reunião do grupo com o objetivo de desenvolver políticas públicas para formação de um ambiente de trabalho sustentável, com a conscientização dos próprios servidores e jurisdicionados. Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico socioambiental qualitativo e quantitativo feito na sede em Maceió e nas Subseções de Arapiraca, Santana do Ipanema e União dos Palmares, com a participação de representantes por videoconferência.

No questionário foram levantados dados referentes ao total de servidores e pessoas atendidas na capital e interior; consumo médio de energia elétrica; consumo médio de água; se há tratamento de resíduos sólidos; descarte de pilhas, baterias e lâmpadas; existência de interruptores por ambientes; funcionamento de ar condicionado; elaboração de editais e termos de referência com cumprimento de exigência de sustentabilidade; ações voltados para os servidores; uso racional do papel e de impressoras; utilização de copos descartáveis; existência de campanhas, reutilização de materiais, dentre outros pontos.

Além da coordenação feita pela representante da Seção de Planejamento e Integração Regional, Giselle Rolemberg de Macedo Maciel, a comissão é composta por Alexandre José Castro de Araújo (NA); Alexsandro Magno de Oliveira Silva (Arapiraca); Helci Rodrigues Pereira Junior (NJ); Jorge Luiz Melo Torres (União dos Palmares); Maria Teresa Lima Aragão (NGP); Otaviano Gomes do Nascimento Neto (Santana do Ipanema); Vicente Julião Marques Rodrigues Barros (NTI). Da reunião realizada em 28/07, participaram Olívia de Oliveira Freitas, e Mário Célio Bezerra de Lima, pois os titulares estavam em férias. Contou também com a colaboração de José Maria Barbosa, voluntário da Advocacia Geral da União em Alagoas.

A comissão cumpre exigências da ampla legislação vigente, assim como resoluções do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho da Justiça Federal e recomendações do Tribunal de Contas da União.

Compete à Comissão Socioambiental realizar estudos e propor projetos e medidas destinados à redução do consumo, à melhoria do gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos, à reutilização de materiais e ao estímulo à reciclagem e apresentar propostas de realização de parcerias com organizações públicas e privadas que permitam otimizar a gestão de resíduos sólidos, possibilitando inclusive a sua destinação final ao desenvolvimento de projetos sociais.

A comissão deve ainda elaborar propostas de projetos de natureza socioambiental; articular com os servidores e magistrados as ações de políticas públicas de gestão socioambiental, além de estimular práticas institucionais em defesa da redução do consumo, melhoria do gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos, reutilização de materiais e estímulo à reciclagem e incentivar o desenvolvimento e a implantação de ações que visem à conscientização sobre o uso adequado dos recursos naturais.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade