Execução penal passa ao PJe em 1 de agosto na Justiça Federal em Alagoas

Imagem: Execuções Penais também vão para o PJe

Fonte: JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) deu mais um importante passo rumo à transformação do processo físico em virtual. O diretor do foro, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas assinou a Portaria 658/2015, que estabelece “a utilização obrigatória do Processo Judicial Eletrônico - PJE para o processamento e tramitação das demandas judiciais da classe Execução Penal, a partir de 1º de agosto de 2015, bem como de todos os seus incidentes processuais e de ações conexas, no âmbito desta Seção Judiciária e suas Subseções”.

Para isso foram consideradas as disposições da Lei 11.419, de 19/12/2006, que versam sobre a informatização do processo judicial; os recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação disponíveis, bem como a necessidade de constante aprimoramento da forma dos atos processuais, qualificando a atividade judiciária e, consequentemente, a prestação jurisdicional.

“Estamos assim cumprindo a necessidade de prosseguir-se na paulatina ampliação da obrigatoriedade de ajuizamento de feitos através do sistema Processo Judicial Eletrônico - PJe, em cumprimento às determinações existentes”, diz o diretor do foro, Frederico Dantas sobre a portaria. A JFAL cumpre assim o que determina o Art. 2º, Parágrafo único da Resolução nº. 16/2012, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Para o diretor do Núcleo Judiciáriao, Helci Rodrigues Pereira Júnior, a edição da Portaria 658/2015 inaugura uma importante etapa na informatização do processo judicial, pois contempla a classe de execução penal. “Até o momento, apenas feitos de natureza civil foram submetidos à obrigatoriedade do PJe no âmbitos da Seção Judiciária de Alagoas. A medida representa, portanto, um grande passo para a implantação plena do PJe na 5ª Região”, diz Helci.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade