TRF5 homenageia desembargador Francisco Wildo

Tempo de despedidas. Ontem (2), o desembargador federal Francisco Wildo também disse “até logo” ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. Aposentado a partir desta sexta-feira (03/07), ele recebeu uma homenagem, na sala das Turmas Sul, de seus pares e de advogados, procuradores e servidores do TRF5.

A solenidade foi aberta pelo presidente do TRF5, desembargador federal Marcelo Navarro, que enfatizou o respeito e a admiração ao colega, de quem leu livros e escritos sobre teoria geral do processo e processo civil. “Eu lembro muito bem do discurso de posse de Wildo, nesta Casa. Ele se definia como um ‘orteguiano’ [relativo ao pensamento de José Ortega y Gasset], aquele que sabe que não é apenas ele, mas é ele e a sua circunstância. E a sua circunstância é a sua família, é o seu mundo, é o seu Nordeste, é a sua atuação jurídica, sua formação, os seus valores; dos quais ele sempre nos deu mostras indeléveis. Amigo, o dia hoje é seu, mas é você que nos homenageia, ficando em nossos corações”.

Para o desembargador federal Manoel Erhardt, Wildo é merecedor de várias reverências, não só por ter dedicado 52 anos de sua vida ao serviço público com talento, diligência e empenho, buscando o bem coletivo, mas por, também, conciliar a atividade judicante à acadêmica. “Destaco, ainda, a simplicidade que sempre o caracterizou, sobretudo na Presidência deste Tribunal, quando ele se colocou como intérprete dos colegas, fortalecendo a harmonia desta Corte”.

“EXEMPLO DE SUPERAÇÃO”

O advogado Nabor Bulhões, representante do Conselho Federal da OAB, ressaltou que Francisco Wildo não é um “currículo”, mas uma realidade que ele viu se estabelecer e crescer. Bulhões recordou um grave acidente sofrido por Wildo, que o levou ao coma. “Pouco mais de um ano depois, ele se submeteu a um concurso para professor-assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e teve um desempenho notável, obtendo nota 10 na prova oral. Além do grande juiz, do grande jurista e grande processualista que é, Francisco Wildo é um exemplo de superação. A sua trajetória me permite afirmar que ele nunca fez da vida, da liberdade e do patrimônio dos seus jurisdicionados a sua rotina; ele sempre decidiu com a coragem das suas convicções “.

Emocionado, Wildo avaliou que trabalhou no “menor e melhor” tribunal regional desse País. “Melhor não só pela produtividade, que se alcança graças ao grau de excelência do corpo de funcionários que aqui moreja, mas porque encontrei e deixei nessa Casa um grupo de colegas extremamente dedicados à árdua tarefa de realizar justiça. O TRF5 sempre pugnou por preservar esse ideário. Desligo-me desse grupo contristado de saudades, ainda que sempre faça parte dele pelo coração”.

O magistrado recebeu, ainda, homenagens do procurador-regional Francisco Machado, do presidente da seccional alagoana da OAB, Thiago Bonfim, e do seu assessor Rodrigo Lins de Lima, em nome do Gabinete. Ao final, o TRF5 presenteou-o com uma placa comemorativa à aposentadoria. Em paralelo, o relatório de gestão da Presidência de Francisco Wildo, ocorrida durante o biênio 2013-2015, foi distribuído.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade