Paulo Cordeiro é empossado como desembargador federal do TRF5

Imagem: Paulo Cordeiro é novo desembargador do TRF5

Fonte: TRF5

O mais novo membro Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Paulo Cordeiro, tomou posse, ontem (14), no Pleno da Corte, em solenidade que contou com presenças de magistrados, advogados, familiares, amigos e várias autoridades, como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão (presidente), Luiz Alberto Gurgel de Faria e José de Castro Meira (emérito); o prefeito de Maceió e de Aracaju, respectivamente, Rui Palmeira e João Alves Filho; a prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha; o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Luiz Dantas, entre outras.

Em seu discurso de abertura da solenidade, o presidente do TRF5, desembargador federal Marcelo Navarro, afirmou que se sentiu especialmente feliz, pois deu posse a um “querido amigo e um grande magistrado”, durante a primeira sessão plenária que presidiu. “Com certeza, Paulo Cordeiro vai honrar e engrandecer esta Casa”, ressaltou.

Saudação - Responsável por saudar o mais novo membro do Tribunal em nome da Corte, o desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima destacou a sólida formação jurídica de Paulo Cordeiro: “como juiz, além de preparo intelectual, que o permite integrar qualquer tribunal do País, por mais especial que seja, é produtivo e organizado, recebendo merecidos elogios de todos os corregedores que examinaram a 3ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas, de que até hoje era titular. Nenhum deixou de destacar tratar-se de vara modelo a ser estudada e imitada. Contudo, o aspecto que mais se sobressai de sua segura judicatura é o equilíbrio e o bom senso, mercadorias de raro valor e tão em falta nos dias que correm”.

Os representantes do Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil, respectivamente, o procurador chefe da Procuradoria Regional da República na 5ª Região, Francisco Chaves dos Anjos Neto e o advogado e conselheiro da OAB, Felipe Sarmento, também saudaram o mais novo desembargador federal do TRF5, destacando a competência e produtividade do magistrado, entre outras qualidades.

O desembargador foi indicado quatro vezes pra compor listas tríplices para o TRF5, mas só agora foi nomeado, momento pelo qual agradeceu à persistência dos colegas. “Eu espero que essa recompensa (ingressar no TRF5), longe de me inebriar, me dê mais lucidez e humildade no exercício da profissão de juiz e que me inspire a ter uma visão mais justa dos seres e da vida”. Paulo Cordeiro passou a ocupar a vaga decorrente da ascensão de Luiz Alberto Gurgel de Faria ao STJ.

Christine Matos

Seção de Comunicação

Divisão de Comunicação Social do TRF5

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade