Marcelo Navarro define mote para a sua presidência: *integração*

O desembargador federal Marcelo Navarro assumiu a Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, na quarta-feira (8/04), em solenidade no Pleno da Corte, para o biênio 2015-2017. Os cargos de vice-presidente e corregedor-regional foram ocupados pelos desembargadores federais Roberto Machado e Fernando Braga, respectivamente. Em entrevista à imprensa, o atual presidente do TRF5 falou sobre a necessidade de ampliar o atendimento judiciário à população.

Navarro apresentou alguns de seus projetos para a gestão: reformas físicas e ampliação da estrutura do edifício sede do TRF5 e o prosseguimento da integração com o juiz de primeira instância, visto que este está mais próximo da população na prestação jurisdicional. Além disso, a busca pela excelência no atendimento jurídico, o cumprimento às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a capacitação de magistrados e servidores e a parceria com outros órgãos públicos.

“O mote da minha Presidência será integração. Dos setores internos; das atividades-meio com as atividades-fim; do primeiro com o segundo grau de jurisdição; dos servidores com os magistrados; dos sistemas processuais, dos órgãos jurisdicionais e administrativos com o público externo, com a advocacia pública e privada, com o Ministério Público; com os demais entes públicos de todos os níveis da federação. Enfim, com a sociedade dos seis estados que compõem esta Região”.

Marcelo Navarro lembrou a dimensão da jurisdição do TRF5, em seis estados do Nordeste - Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Ceará -, e da importância em atender a população que vive em localidades afastadas dos grandes centros urbanos. “O nível de interiorização da Justiça Federal na 5ª Região tem crescido nos últimos anos, como exemplo, a criação de varas e subseções judiciárias nestas regiões. Diante disso, administrar o Tribunal vai exigir empenho e dedicação, mas temos condições de levar essa tarefa, com o apoio de nossos colegas. O trabalho feito aqui é harmonioso; temos uma máquina bem azeitada”, elogiou.

Para ele, o ato de julgar os diversos litígios da sociedade brasileira se estabelece como uma missão, dadas as desigualdades sociais. “Em números gerais, o Brasil possui 200 milhões de habitantes e 100 milhões processos. Temos quase um processo para cada duas pessoas. A administração da Justiça é complexa”, avaliou Navarro, enfatizando a existência de conflitos com novos temas que desafiam a Justiça, como distribuição de energia e extração de petróleo.

O desembargador presidente avisou, ainda, que pretende manter o excelente nível funcional e judiciário que o Tribunal tem alcançado entre os diversos segmentos da Justiça brasileira, como apontado pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IBDP), que elaborou uma pesquisa com base nos dado da pesquisa “Justiça em Números” e classificou o TRF5 em primeiro lugar no Índice de Desempenho do Judiciário (IDJus), com índice de 64,6. “A tarefa de administrar o Tribunal vai exigir de nós um empenho grande e muita dedicação, mas temos condições de levar a cabo essa tarefa”, finalizou.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade