Juiz federal Paulo Cordeiro é promovido a desembargador do TRF5

Imagem: Juiz federal Paulo Machado Cordeiro

Fonte: JFAL

O juiz federal titular da 3ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas, Paulo Machado Cordeiro foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Paulo Cordeiro havia sido o mais votado pelo Pleno do TRF5 em lista tríplice. A indicação decorre de vaga aberta com a nomeação do desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Histórico

Paulo Cordeiro é carioca de nascimento, viveu na Bahia, mas é alagoano de coração, há 24 anos. É mestre em Direito Público pelo Curso de Mestrado da Faculdade de Direito de Alagoas (Ufal) e professor de Introdução ao Direito e Direito Tributário da Universidade Federal de Alagoas, além de professor da Faculdade de Direito do Cesmac.

Como magistrado federal foi diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas por nove anos consecutivos e juiz convocado por mais de 30 vezes para desempenhar as funções de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Atuou em outras áreas jurídicas como auditor jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia; procurador da Fazenda Nacional em Salvador; procurador da República em Salvador; procurador regional eleitoral, em Salvador; membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia; juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, além de ter atuado por12 anos como advogado, em Salvador.

O juiz federal Paulo Cordeiro proferiu na 3ª Vara Federal desde outubro de 1991, mais de 25 mil sentenças. Na Turma Recursal Federal, foram mais de 20 mil acórdãos, com reconhecimento em Alagoas pelas posições favoráveis aos necessitados e carentes. Como magistrado, tem posições relevantes como à definição de que os segurados aidéticos, cancerosos, chagásicos, independentemente do estágio do mal, têm direito ao beneficiamento de aposentadoria.

Em reconhecimento de suas posições vinculadas aos pleitos da sociedade civil recebeu homenagens, como a Medalha Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca; Cidadão Honorário de Arapiraca; Cidadão Honorário de União dos Palmares; medalha do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas; medalha conferida pelo TRE de Alagoas por serviços prestados e homenagem do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Petróleo.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade