Curitiba sediará congresso 2015 sobre a Convenção de Viena com apoio do CEJ/CJF

A Câmara de Arbitragem e Mediação da FIEP realiza, no dia 4 de março deste ano, o congresso internacional CISG e o Brasil 2015. O evento é aberto à participação de magistrados e acontecerá no Campus da Indústria, em Curitiba, com o apoio de divulgação do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e da Escola da Magistratura da 4ª Região (Emagis).

CISG é a sigla em inglês da Convenção de Viena para Compra e Venda Internacional de Mercadorias - promulgada por decreto legislativo em 2012 e que entrou em vigor no Brasil em abril de 2014. É o diploma legal que disciplina todos os contratos comerciais de importação e exportação de mercadorias entre o Brasil e a maior parte de seus parceiros comerciais. A Convenção também está em vigor em 79 países e cobre potencialmente 80% do comércio internacional.

O evento realizado este ano contará com uma grande conferência de abertura, dois painéis e dez oficinas. Todas essas atividades terão tradução simultânea. Dentre os palestrantes anunciados, estão o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sidnei Beneti, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Fernando Prazeres. Ao final do congresso, será lançado o livro “A CISG e o Brasil”, de Marcial Pons.

Congresso de 2014

Em março do ano passado, o CEJ também apoiou a realização do primeiro congresso sobre o tema realizado no Brasil. Naquela edição do evento, o principal intuito era promover o entendimento dos operadores do Direito a respeito da CISG. Isso porque de acordo com a ONU, à época, mais de 70% das transações internacionais de mercadorias são reguladas por esse diploma legal.

Fonte: Ascom/CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade