Justiça Federal em Alagoas julgou 42.453 processos até outubro

Imagem: JFAL prolatou mais de 42 mil sentenças até outubro com 19 juízes federais

Fonte: JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) julgou e prolatou sentenças de 42.453 processos, apenas no período de janeiro a 31 de outubro de 2014. A JFAL conta atualmente com 19 juízes federais; 10 varas federais comuns; seis varas de juizados especiais federais e uma turma recursal. Cerca de 90% dos processos distribuídos atualmente estão automatizados pelo Processo Judicial Eletrônico - PJE.

Com a sede em Maceió, no interior são três subseções judiciárias nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema e União dos Palmares, onde estão instaladas cinco varas federais. O Estado tem 3,3 milhões de habitantes segundo o IBGE.

O diretor do Foro, juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, enviou ofício à Presidência do TRF5 solicitando a criação de uma vara federal no município de Penedo, na região do Baixo São Francisco, em apoio à OAB-AL que considera a distância a ser percorrida até Arapiraca (72 quilômetros) ou Maceió (152 quilômetros). A nova vara atenderia dez municípios e encurtaria o acesso à Justiça para 300 mil pessoas.

Turma Recursal

A Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) obteve a menor taxa de congestionamento de processos entre todas as Seções Judiciárias que abrangem o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). No ano de 2013, essa taxa de congestionamento foi de apenas 15,4%, já com a inclusão dos processos sobrestados que aguardam o julgamento de recursos paradigmas pelas instâncias superiores. Os dados integram o relatório sobre os Indicadores Estratégicos da Justiça Federal da 5ª Região para o ano de 2013, com referência ao indicador “Taxa de Congestionamento de Processos das Turmas Recursais”. O resultado destaca o aprimoramento da estrutura e funcionamento da Turma na JFAL.

A meta fixada para a 5ª Região era uma taxa de 66%, a qual restou alcançada, conforme os indicadores, por todas as Seções Judiciárias que integram a 5ª Região, apresentando taxas ainda menores do que as verificadas no ano de 2012. De modo geral, o TRF5 atingiu a menor taxa de congestionamento em relação às demais regiões, apresentando, no caso, o percentual de 28,6%.

Outro dado relevante foi relativo à taxa de processos antigos julgados pela Turma Recursal da JFAL, que conseguiu um percentual de julgamento de 99,8%, empatando apenas com a Seção Judiciária de Sergipe.

TRF5

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 foi destaque no VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que aconteceu este mês, em Florianópolis (SC), no cumprimento das Metas Nacionais 2014. A ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente da Comissão de Gestão Estratégica e Estatística do CNJ apresentou os dados parciais do cumprimento das metas neste ano, que vão compor o Relatório Justiça em Números 2015.

Informações do relatório parcial indicam que o TRF5 foi destaque no cumprimento da Meta 1 de 2014 (julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos este ano), com 102,90% dos processos julgados, até o momento, e da Meta 4 (combate à corrupção) atingindo 120,31%.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade