Novo Plano Estratégico da Justiça Federal é apresentado à ministra Maria Cristina Peduzzi

O Plano Estratégico da Justiça Federal para o período 2015-2020 - aprovado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) na sessão do dia 17 de outubro - foi entregue, na tarde desta quarta-feira (22), à presidente da Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi.

O documento foi apresentado, em primeira mão, pela juíza federal integrante do Comitê Gestor de Planejamento Estratégico da Justiça Federal, Kelly Cristina Oliveira Costa, e pelo secretário de Desenvolvimento Institucional do CJF, Ivan Gomes Bonifacio.

Com a iniciativa, a Justiça Federal se antecipa ao VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento anual que estabelece as metas para 2015 e 2016 e iniciativas nacionais, de acordo com os macrodesafios do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2020. Neste ano, o encontro acontecerá em Florianópolis, dias 10 e 11 de novembro.

Segundo a ministra Maria Cristina Peduzzi, o plano foi entregue a tempo de ser analisado previamente, nesta quinta-feira (23), pela Comissão de Gestão Estratégica do CNJ, em sua última reunião de preparação para o Encontro Nacional. “Vamos definir todas as questões que serão levadas para o evento”, garantiu.

Trabalho escravo e tráfico de pessoas

Para a conselheira do CNJ, a sugestão mais relevante proposta pela Justiça Federal nesse plano estratégico atende ao compromisso de aperfeiçoar o sistema criminal. Um das ações prioritárias é o julgamento de crimes relacionados ao tráfico de pessoas e à redução da condição análoga a de escravo. A meta é julgar, em 2015, todos os processos relacionados a esses crimes, recebidos na Justiça Federal até 31 de dezembro de 2012.

“Trata-se de uma matéria nova trazida pela Justiça Federal para o planejamento estratégico do Poder Judiciário. Essa é uma meta específica desse segmento da Justiça, para que se dê preferência ao julgamento de casos de tráfico de pessoas e trabalho escravo, crimes de competência da Justiça Federal”, comentou a ministra Maria Cristina Peduzzi.

Fonte: Ascom/CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade