Sistema de precatório digital do TRF5 será adotado pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai importar o novo módulo de precatório digital do Processo Judicial Eletrônico (PJe), desenvolvido e usado pelo TRF5. A ideia do CNJ é de unificar e organizar o sistema de precatórios nos tribunais do país. A nova funcionalidade permite a autuação eletrônica dos precatórios, tornando as operações mais ágeis e seguras. Além de incorporado ao PJe, o CNJ pretende que o sistema também seja compatível com outros sistemas digitais de tramitação processual.

A estimativa é de que o cronograma de instalação do módulo do TRF5 fique pronto até o fim de novembro. O conselheiro do CNJ Rubens Curado, presidente do Comitê Gestor Nacional do PJe, reforça que o novo sistema é um grande passo no sentido de controle do trâmite dos precatórios. “São várias as funcionalidades do TRF5 que serão importadas para a versão nacional. Vamos priorizar a importação do módulo, já que é uma urgência nossa”, assegura Curado.

A proposta de importação do sistema do TRF5 foi feita pelo Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec) ao Comitê Gestor Nacional do PJe, que aprovou a implantação do sistema. O Fonaprec é presidido pela conselheira Ana Maria Amarante Brito.

“O sistema de precatório digital dará agilidade aos pagamentos e transparência no que diz respeito à divulgação para a população da dívida pública”, afirma Ana Maria. “O cidadão passará a ter acesso a informações que, pelos processos físicos, são mais difíceis de obter. É o caso da posição do seu precatório e o volume de recursos que entra para quitação”, acrescentou.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade