Servidores da JFAL fazem curso sobre Gestão de Processos Aplicada ao Judiciário

Imagem: Servidores assistem aula sobre Gestão de Processos

Fonte: JFAL

Servidores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) iniciaram na segunda-feira (13/10), a parte presencial do curso Gestão de Processos Aplicada ao Judiciário - Treinamento teórico e prático com o uso da ferramenta Bizagi, especialmente desenvolvido para a Seção Judiciária de Alagoas, com o objetivo de aliar o conhecimento teórico de gerenciamento de processos de negócio e respectiva metodologia ao incremento prático e experiencial do mapeamento de rotinas com o uso da ferramenta Bizagi.

O curso é ministrado pela tutora Raquel Rolim Pereira Galvão de Melo, da Justiça Federal do Ceará, e foi divido em duas etapas: a primeira, na modalidade ensino à distância, no período 22 de setembro a 17 de outubro; a segunda, na modalidade presencial, nos dias 13 e 14 ou 15 e 16 de outubro. Na etapa do ensino à distância, o curso foi dividido em três módulos com conteúdos teóricos. O presencial, por seu turno, contempla a aplicação prática do conteúdo teórico adquirido, acrescido do estudo e conhecimento do Bizagi e sua utilização para o mapeamento de processos.

O conteúdo do curso à distância foi obtido a partir da junção do curso ‘Gestão de Processos’ elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça com o conteúdo do curso Gestão de Processos Aplicada ao Judiciário desenvolvido na Seção Judiciária do Ceará. “Dessa miscelânea resultou o treinamento Gestão de Processos Aplicada ao Judiciário, com metodologia dividida em quatro módulos (três à distância e um presencial) para incrementar gradualmente a gestão de processos nas unidades de trabalho, através do aprendizado e sua aplicação prática pelo servidor treinado”, diz Raquel Rolim.

Busca aliar a teoria à prática e desde logo aplicar os conhecimentos adquiridos dentro da esfera de atuação profissional do treinado. O formato EAD (ensino à distância), por meio da ferramenta Moodle, possibilita em maior grau a integração entre os participantes de cada turma, o que fomenta a troca de experiências, discussões coletivas, além do enriquecimento experiencial dos grupos. As discussões nos fóruns também possibilitam a sensibilização dos servidores quanto à importância da gestão e do incremento de métodos de gerenciamento de rotinas para melhoria funcional das unidades judiciárias.

Por outro lado, a modalidade presencial objetiva a revisão teórica aplicada, a realização de exercícios em grupo, a prática de gestão de processos, a introdução à ferramenta Bizagi (uso e finalidade), uso do brainstorming para a construção de fluxo de processo, o estudo de caso para mapeamento de processo e a utilização de laboratório para mapeamento e modelagem com o uso do Bizagi.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade