Sistema de busca de gravações de audiências criado em Alagoas será usado em toda 5ª Região

Imagem: Parte da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da JFAL

Fonte: JFAL

Servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) desenvolveram um sistema de pesquisa para as audiências gravadas, onde é possível gerar um link para acessar rapidamente essas gravações, dispensando a utilização de DVD, tanto nos processos físicos quanto nos virtuais. O sistema despertou a atenção das demais Seções Judiciárias e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que também vão utilizá-lo.

Segundo o servidor do NTI/AL, Fabiano Andrade, o sistema foi pensado para preencher uma lacuna existente no aplicativo DRS Audiências, implantado em maio. O DRS Audiências permite a captura do áudio e vídeo e demais informações pertinentes às audiências e depois indexa estas informações em uma base de dados própria, simplificando um processo que antes necessitava de filmadora, microfone e gravadoras de DVD, contudo, a pesquisa das audiências gravadas e sua visualização somente era possível através dos micros instalados nas salas de audiências. “Hoje, cada sala de audiência da JFAL conta com quatro câmeras webcam que já integram o aplicativo DRS para gravar audiências, porém faltava um mecanismo de pesquisa/visualização dessas gravações por códigos de busca simplificados, foi isso que criamos”, afirma Fabiano.

Quem precisar acessar os vídeos de audiências não necessita mais se deslocar a sala onde a audiência foi gravada para acessar o aplicativo DRS Audiências. Basta acessar uma página web e escolher pesquisar por data da audiência, período de tempo, número do processo ou pela Vara Federal, ou ainda por qualquer combinação destes parâmetros e efetuar a busca no banco de dados disponível via internet.

De acordo com o diretor de sistemas, da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Laureano Montarroys, a Seção Judiciária de Alagoas desenvolveu uma solução que viabiliza de forma fácil, a partir de um sistema customizado com filtro de pesquisa, o acesso aos vídeos de gravação de audiências.

“É uma solução que atende aos sistemas judiciais de 1º e 2º graus hoje existentes e nós estamos aguardando que a ferramenta desenvolvida por Alagoas seja utilizada na prática para então expandirmos para as outras Seções Judiciárias da 5ª Região”, conclui Laureano.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade