CEJ/CJF promove encontro de juízes das varas de lavagem de dinheiro

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) promove, em 25 e 26 de setembro, mais um Encontro de Juízes Federais das Varas Especializadas no Combate ao Crime de Lavagem de Dinheiro e Contra o Sistema Financeiro Nacional, desta vez em Curitiba (PR), no auditório da Seção Judiciária do Paraná. De acordo com o coordenador científico do evento, juiz federal auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Jorge Costa, a principal motivação é proporcionar um fórum de discussão permanente entre os juízes que atuam nessas varas, para que eles tenham a oportunidade de trocar experiências.

Ele explica ainda que o encontro contará com uma parte mais científica, composta por palestras sobre temas relacionados à lavagem de dinheiro ou aos crimes contra o Sistema Financeiro, e outra na qual os juízes se reunirão com o ministro corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ/CJF, Humberto Martins, para discutir questões referentes ao funcionamento das varas especializadas. Nessa edição, também será feita homenagem ao vice-presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Gilson Dipp, um mentores dessas varas.

A abertura do evento será feita pelo ministro Humberto Martins. Além de ser homenageado, o ministro Dipp irá proferir a conferência inaugural do encontro, sobre “O papel das varas especializadas no julgamento de crimes de lavagem e contra o Sistema Financeiro Nacional no cenário da macrocriminalidade econômica: Avanços e Desafios”. Em seguida, o ministro do STJ Néfi Cordeiro profere palestra sobre o tema “Aspectos controvertidos da nova lei de lavagem de dinheiro”. Haverá ainda apresentação do Projeto de Bens Apreendidos e Confiscados na América Latina (BIDAL), do Banco Mundial, por um representante do Ministério da Justiça.

O evento é restrito a magistrados federais e especialistas convidados.

CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

Assessoria de Comunicação Social

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade