Doações de sangue começam às 8h30 nesta terça-feira na JFAL

Imagem: Doar sangue é salvar vidas

Fonte: Divulgação

Graças à solidariedade dos servidores e colaboradores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), o veículo de coleta itinerante de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) chega nesta terça, 29 de julho, à sede da JFAL e já a partir das 8h30 começam as doações de sangue. Quem ainda quiser se inscrever como doador pode dar o nome pelo ramal : 4194. Participem deste ato de amor ao próximo.

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. As pessoas não sabem, mas o sangue coletado é fracionado em plasma fresco, concentrado de hemácias e plaquetas - e apenas o que cada paciente necessitar é enviado para ele. Assim, a partir de uma doação, de três a quatro pessoas são beneficiadas.

O concentrado de hemácias ou glóbulos vermelhos é utilizado no tratamento de anemia, por exemplo. As plaquetas nos casos de hemorragia ou em tratamentos de pessoas com câncer. E o plasma é usado em pacientes com problemas de coagulação.

Todos os tipos de sangue devem ser doados, pois a demanda é muito grande e nada é desperdiçado. Há uma queda significativa na doação de sangue em épocas festivas e de viagens de férias, como no Natal e no Carnaval, justamente nesse período as doações diminuem, mas o consumo aumenta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário. Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores.

Para ser um doador, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, estar munida de um documento com foto, além de ter entre 18 e 65 anos de idade e estar devidamente descansado e alimentado. Atendendo aos requisitos físicos e de saúde, você pode ser um doador.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade