Inaugurada sede própria da Justiça Federal em União dos Palmares

Imagem: Diretor do Foro, André Granja, desembargador convocado, Paulo Cordeiro e autoridades inauguram sede

Fonte: JFAL

O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas, inaugurou a sede própria da Subseção Judiciária de União dos Palmares - 7ª Vara Federal, na tarde da sexta-feira, 25 de julho.

André Granja ressaltou ser um momento de muita satisfação o encerramento de um ciclo que consolida a implantação de uma Vara Federal no município, o qual foi iniciado no ano de 2005, quanto tiveram início as tratativas para instalação da Vara de União das Palmares, lembrando que havia sido o primeiro juiz a judicar em União dos Palamres. “A história na Justiça Federal em União dos Palmares se confunde com a minha história na Justiça Federal, pois no ano de 2005 tive a oportunidade de realizar um juizado especial federal itinerante, quando foram ajuizados 320 processos pela comunidade da Região. Já no de 2008, na condição de diretor do foro em exercício, participei da instalação desta vara na companhia do então presidente do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Gomes de Melo, bem como do presidente do TRF5, desembargador federal José Baptista de Almeida Filho”, disse o magistrado.

Segundo André Granja, a moderna sede própria hoje entregue é apropriada e adequada a uma futura ampliação de número de varas da Justiça Federal no município e devidamente estruturada para bem servir à população. O diretor do Foro registrou os agradecimentos ao ex-prefeito José Pedrosa, na presença de sua viúva Maria do Rosário de Albuquerque Pedrosa, que iniciou o processo de cessão do terreno para a construção do prédio, ao atual prefeito Carlos Alberto Borba Bahia, bem como ao ex-governador Manoel Gomes de Barros, que prestigiaram a solenidade.

O juiz federal titular da 7ª Vara Federal - Subseção Judiciária de União dos Palmares, Guilherme Masaiti Hirata Yendo ressaltou os benefícios, a excelência e o conforto que ganham jurisdicionados e servidores com mais uma sede própria da Justiça Federal em Alagoas, que se junta agora a Maceió e Arapiraca.

“Hoje é um dia histórico para Alagoas e União dos Palmares, pois esta sede própria atende a demanda presente e futura; e se reflete em maior eficiência da prestação jurisdicional”, disse ao agradecer o desembargador federal convocado Paulo Machado Cordeiro, que iniciou a construção do prédio, ao diretor do Foro André Granja, pelo incansável trabalho em prol da JFAL, bem como aos outros colegas juízes federais que o antecederam em União dos Palmares.

A Justiça Federal em União dos Palmares abrange 10 municípios na zona da Mata alagoana com Juizado Especial Federal e Vara Comum: Branquinha, Joaquim Gomes, São José da Laje, Colônia de Leopoldina, Murici, União dos Palmares, Flexeiras, Novo Lino, Ibateguara e Santana do Mundaú. Estrutura O novo prédio da Subseção Judiciária de União dos Palmares fica localizado no Distrito Industrial da cidade e o terreno foi uma doação da Prefeitura Municipal. O terreno tem 2.000 m² de área total, com uma área construída de aproximadamente 1.690 m², dividido em pavimento térreo e pavimento superior.

A nova sede dispõe de sala de perícias médicas, dois elevadores, três salas de conciliação e duas salas de audiência. O edifício possui estruturas modernas e construção com acessibilidade e área de jardim interno. O prédio oferece, em sua estrutura no pavimento térreo, um auditório com capacidade para 78 pessoas. Segundo o diretor do Foro da JFAL, juiz federal André Granja, é uma construção moderna erguida nos padrões conferidos pelo próprio Conselho da Justiça Federal - CJF.

Estiveram também presentes à solenidade de inauguração: o desembargador federal convocado Paulo Machado Cordeiro, o juiz federal e desembargador do TRE/AL André Carvalho Monteiro, os juízes federais Raimundo Alves de Campos Júnior e Felini de Oliveira Wanderley, o presidente da OAB Alagoas, Dr. Thiago Bonfim, a Procuradora da República Roberta Bonfim, representando o Ministério Público Federal, o reitor da UFAL, Prof. Eurico Lôbo, o prefeito de Murici Remi Calheiros, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Dr. Josuel Cardoso da Silva, o gerente do INSS em União, Dr. Ednaldo Vicente Daniel, os vereadores Joaquim de Brito, Mário Soares de Omena e Jailson Vicente de Melo, além de diretores de núcleos e servidores da JFAL e advogados da região.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade