JFAL lidera no envio de ofícios para pagamento pelo sistema AJG

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) lidera na etapa de envio pelas Varas de ofícios por meio da versão nacional do Sistema Assistência Judiciária Gratuita na Justiça Federal (AJG). O sistema é responsável pelo pagamento de honorários de advogados, peritos e demais prestadores de serviços a beneficiários de assistência judiciária gratuita na Justiça Federal, nos estados integrantes do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Depois de Alagoas, as Varas dos estados da Paraíba e Sergipe também já enviam ofícios de pagamento pelo novo sistema. A próxima etapa será processar essas solicitações para ocorrência do pagamento, que competem: autuação do processo administrativo de pagamento, autorização do ordenador, tributos e depósitos em contas dos profissionais via Siafi.

Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, estão na etapa de validação dos cadastros de profissionais, prioritária para as demais etapas e aguardam envio de requisições pelas Varas. A Assistência Judiciária Gratuita atende pessoas carentes que não podem pagar advogados ou peritos, cujos serviços são quitados pela Justiça, que, ao final do processo, recebe esses valores repassados pelo INSS.

O sistema de AJG foi criado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) através da Resolução de número 201, de 28 de agosto de 2012.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade