Desembargadora Margarida Cantarelli homenageada pela Assembléia Legislativa de Alagoas

Imagem: Desembargadora Margarida Cantarelli recebe título acompanhada do juiz André Granja e deputado Temóte

Fonte: JFAL

Em sessão especial, a Assembleia Legislativa de Alagoas homenageou, na tarde desta sexta-feira (11/04), a desembargadora federal Margarida de Oliveira Cantarelli que recebeu o título de Cidadã Honorária de Alagoas, honraria proposta pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Em discurso, Ronaldo Medeiros leu o extenso currículo de Margarida Cantarelli, desembargadora que ingressou no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) no dia 9 de dezembro de 1999, onde exerceu a presidência da Primeira Turma; a direção da Revista do TRF5; a presidência da Corte, e a direção da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região. “Por 15 anos atuou como desembargadora do TRF5, sendo a primeira e única mulher a integrar aquele Tribunal até agora”, destacou.

Medeiros ressaltou que durante a sua gestão na presidência da Corte, a magistrada expandiu a Justiça Federal, ao instalar varas em 11 municípios dos estados que compõem a 5ª Região, e os Juizados Especiais Federais Virtuais, visando à aceleração do processo de informatização.

“A desembargadora como mulher visionária e muito à frente do seu tempo, em 2001 garantiu o direito a pensão por morte de companheiro homossexual, um direito só reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em 2011, 10 anos depois”, disse o deputado. Em 12 anos, Margarida Cantarelli julgou 60 mil matérias previdenciárias numa busca incansável pela justiça, sobretudo pela justiça social.

O diretor do Foro, juiz federal André Luís Maia Tobias Granja agradeceu a Assembléia Legislativa pela concessão do título à desembargadora, lembrando toda a dedicação de Margarida Cantarelli com a Justiça Federal em Alagoas e o pioneirismo alagoano, apoiado pela magistrada, de criação dos Juizados Federais Itinerantes.

Margarida Cantarelli agradeceu a homenagem falando da alegria de vir a Maceió para fechar um ciclo de outras homenagens no momento em que se aposenta do Tribunal. “Essa é a melhor forma de encerrar os festejos com a honrosa concessão deste título de cidadã do Estado de Alagoas deste Nordeste ocidental, onde o sol nasce no mar, tão profundamente brasileiro, das nossas raízes culturais e históricas”, falou.

A desembargadora citou os traços históricos de Alagoas de quase dois séculos passados com a Revolução de 1817 que acabou por separá-la da comarca de Pernambuco, seus intelectuais representados em seu discurso pelo poeta Jorge de Lima e por Graciliano Ramos. “E os Quilombos! Palmares foi e será sempre o símbolo dos direitos mais fundamentais do ser humano: igualdade e liberdade”, disse.

Segundo Margarida Cantarelli, esta, se é a terra dos marechais também é de lindas praias, de um povo corajoso, mas de mãos habilidosas no seu artesanato que talham a madeira, das rendeiras. “Ser de Alagoas é ser de um Brasil puramente nordestino e brasileiro, é ter sentimentos de quem ama, de quem sofre, de quem luta, de quem constrói, de quem confia, de quem espera e de quem tem que sempre virá o melhor”, concluiu.

Estiveram presentes à solenidade, juízes federais da JFAL, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, José Carlos Malta Marques, o juiz de Direito José Cícero Alves, o advogado Fábio Ferrário, o procurador da Assembleia, Diógenes Tenório Filho, a juíza Ana Florinda Dantas e os deputados, Ronaldo Medeiros, Temóteo Correia, Inácio Loyola e o presidente da Mesa Diretora da Assembléia, deputado Fernando Toledo

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade