Assembléia Legislativa de Alagoas homenageia desembargadora Margarida Cantarelli

Imagem: Desembargadora federal, Margarida Cantarelli

Fonte: TRF5

Imagem: Homenagem à desembargadora foi destaque na edição da Gazeta

Fonte: Gazeta de Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas homenageia com o título de cidadã honorária, a desembargadora federal Margarida Cantarelli, em sessão especial nesta sexta-feira, às 15 horas. Única mulher a integrar o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Margarida Cantarelli se aposenta deixando uma imensa contribuição à Justiça Federal do seu País. A concessão do título é uma iniciativa do deputado estadual Ronaldo Medeiros.

O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, juiz federal André Luís Maia Tobias Ganja ressalta a enorme contribuição da desembargadora ao processo de conciliação na Justiça Federal. “Foi a desembargadora Margarida Cantarelli que instalou um grande programa de conciliação para os casos de mutuários do Sistema Financeiro de Habitação - SFH e a Caixa Econômica, visando à liberação de hipotecas da casa própria, entre muitas outras ações”, ressaltou André Granja.

Segundo André Granja, a desembargadora Margarida Cantarelli foi uma grande incentivadora dos Juizados Itinerantes na Seção Judiciária de Alagoas, os quais serviram para difundir e consolidar este novo modelo de justiça prestada pelos Juizados Especiais Federais em Alagoas.

O juiz federal Paulo Machado Cordeiro, lembrou que foi a desembargadora Margarida Cantarelli, que à frente da Presidência do TRF5 iniciou a interiorização da Justiça Federal instalando Varas Federais em 11 Municípios do interior, a exemplo de: Arapiraca, Caruaru, Mossoró, Juazeiro do Norte, Itabaiana, Souza, entre outros nos seis Estados que compõem a 5ª Região.

“Com sua visão de futuro, Margarida Cantarelli acelerou o processo de informatização, instalando os Juizados Especiais Federais Virtuais com o sistema Creta e programas que permitiam maior celeridade à Justiça Federal Comum”, lembrou Paulo Cordeiro.

Bendita seja entre os homens

Na abertura da solenidade de despedida no Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o presidente do TRF5, desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas ressaltou o sentimento de perda do convívio profissional com a magistrada que ele aprendeu a respeitar e a prezar como uma verdadeira amiga. Depois, presenteou a desembargadora com o livreto “Bendita seja entre os homens”, com depoimentos dos desembargadores do TRF5 sobre Margarida Cantarelli.

A desembargadora entregou simbolicamente a sua toga ao presidente do TRF5, e o desembargador Francisco Wildo afirmou que acabara de receber a toga “límpida, enriquecida pela magistrada”.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade