Justiça Federal avança na elaboração do Planejamento Estratégico para os próximos seis anos

O Comitê Gestor do Planejamento Estratégico da Justiça Federal se reuniu na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF) nos dias 24 e 25 de março, a fim de deliberar sobre as iniciativas apresentados por cada Tribunal Regional Federal (TRF) e pelo próprio Conselho, para o alcance das metas referentes a cada um dos macrodesafios estabelecidos para a Justiça Federal (JF) no período 2015/2020. O CJF ficou responsável por cinco macrodesafios e cada TRF ficou responsável por um.

Para o macrodesafio “Aprimoramento da Gestão Criminal”, o TRF da 1ª Região apresentou como uma das iniciativas a de “propiciar maior efetividade na execução e fiscalização de penas alternativas (sistema de controle, central de penas alternativas e parcerias)”.

O TRF da 2ª Região ficou responsável pelo macrodesafio “Combate à corrupção e à improbidade administrativa” e apresentou três iniciativas, dentre as quais, a de “criar grupo de apoio/auxílio nas unidades judiciárias com maior congestionamento”, com o objetivo de reduzir a taxa de congestionamento.

Ao TRF3 coube o macrodesafio “Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas”, para o qual foi sugerida, dentre outras, a iniciativa de “aprimorar as planilhas do Sistema Nacional de Cálculo, visando à simplificação, para que sejam utilizadas tanto pelos servidores das varas e gabinetes, quanto pelo público externo, com a disponibilização na rede mundial de computadores”.

“Adoção de soluções alternativas de conflito” foi o macrodesafio que ficou sob a responsabilidade do TRF da 4ª Região. Para o cumprimento, foram estabelecidas três iniciativas, uma delas: “estabelecer canais de comunicação com os principais órgãos externos com atuação na Justiça Federal para criação de uma política de conciliação, preferencialmente prévia”.

O TRF da 5ª Região ficou responsável pelo macrodesafio “Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes”, para o qual foram estabelecidas cinco iniciativas, dentre elas, a de “criar e estruturar centrais de controle de processos sobrestados junto às turmas recursais para atuarem em parceria com o Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos (NURER)”.

Dentre os cinco macrodesafios sob a competência do CJF está o de promover a “Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional”, para o qual foram sugeridas três iniciativas, dentre as quais, as de “promover estudos sobre a atratividade da careira da magistratura federal” e a de “implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe)”.

Para o cumprimento do macrodesafio “Melhoria da gestão de pessoas”, o CJF apresentou três iniciativas, dentre elas: o “incremento de programas de saúde e qualidade de vida no trabalho” e a “adequação da estrutura de cargos às novas demandas da JF”.

Em relação à “Melhoria da infraestrutura e governança de TIC”, os membros do Comitê aprovaram a inclusão de indicador para medir o “grau de satisfação dos clientes externos da Justiça Federal com os serviços prestados pela área de Tecnologia da Informação”.

Sobre o macrodesafio “Aperfeiçoamento da gestão de custos”, o Comitê Gestor concluiu que ainda é necessária uma análise mais detalhada do tema para que o CJF apresente os indicadores e as metas para atingi-lo, bem como as iniciativas.

Para o macrodesafio “Instituição da governança judiciária”, os membros do Comitê Gestor entenderam que ficará a cargo das unidades administrativas de cada Tribunal e do CJF promover as iniciativas necessárias ao cumprimento do macrodesafio.

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral, Kelly Costa, que representou o corregedor-geral, ministro Arnaldo Esteves Lima, como coordenadora dos trabalhos do Comitê Gestor, considerou que boa parte do Plano Estratégico para 2015/2020 já está desenvolvida: “em termos percentuais, talvez 50% esteja concluído. Vários macrodesafios já estão bem trabalhados, inclusive no detalhamento das suas iniciativas e já com o engajamento de alguns tribunais em seu desenvolvimento”, ressaltou.

Durante a reunião, os membros do Comitê escolheram a logomarca que será utilizada na campanha de divulgação do Planejamento Estratégico. As ideias apresentadas foram desenvolvidas pela Assessoria de Comunicação Social do CJF, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI), do CJF.

Sobre a importância da divulgação da estratégia da JF, a juíza Kelly Costa ressaltou que “o plano de comunicação é considerado determinante no sucesso do Planejamento Estratégico, porque mostra não só para o magistrado e para o servidor, mas até mesmo para o jurisdicionado, a necessidade do engajamento para alcançar o resultado que almejamos: uma Justiça melhor para todos”, concluiu.

CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

Assessoria de Comunicação Social

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade