Lei de Acesso à Informação e a Transparência é tema de seminário no CJF

O segundo painel do Seminário sobre Transparência Pública na Justiça Federal: Alcance e Limites, realizado na manhã da quinta-feira, 20/6, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), abordou a Lei de Acesso à Informação e a Transparência. Os conferencistas que falaram sobre assunto foram o ministro da Controladoria - Geral da União (CGU), Jorge Hage, o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Inácio Magalhães Filho e o pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getúlio Vargas, Fabiano Angélico.

O primeiro a se apresentar foi o ministro Jorge Hage. Ele fez uma exposição sobre o histórico da Lei de Acesso à Informação no Governo Federal que, segundo ele, não surgiu de repente. “A Transparência Pública no País tem uma história que a antecede. Os primeiros dispositivos estão na Lei de Responsabilidade Fiscal, em seguida veio o pregão eletrônico, a criação da CGU em 2003, o portal da transparência, entre outros, até chegar à Lei 12.527, de Acesso à Informação (LAI), que é um dos temas dos debates de hoje”, explicou.

Ele falou também da atuação da CGU na Implementação da LAI, das especificidades no novo dispositivo legal, citou como foi sua implementação e monitoramento no Poder Executivo, da criação do e-SIC, da instância recursal no âmbito do Executivo e comentou como foi a capacitação dos servidores, bem como a disseminação da Lei 12.527 perante a sociedade. Mostrou ainda um balanço das demandas de acesso a informação no Poder Executivo. De acordo com o ministro, até 19 de junho deste ano, o Executivo teve um total de 97.029 demandas. Dessas, 93.532 (96.40%) já foram respondidas. Das respondidas, 80.30% foram atendidas positivamente e apenas 9.204 (9.84%) foram negadas. As restantes 7.797 (8.28%) não puderam ser atendidas por não tratarem de matéria da competência legal do órgão demandado (3.614), pelo fato de a informação não existir (2.806), ou por tratar-se de solicitação repetida (1.377). O tempo médio das respostas foi de 11 dias.

Jorge Hage expôs, ainda, quais são os órgãos do Executivo que mais recebem pedidos. Entre os cinco primeiros estão: a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) com 8.862 pedidos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com 8.326, o Banco Central do Brasil (BACEN) com 3.742 pedidos, a Caixa Econômica Federal (CEF) com 3.109 e o Ministério da Fazenda (MF) com 2.771 solicitações. Apresentou os tipos de pedidos atendidos e negados, bem como os principais pedidos contestáveis e negados pelo Executivo. Um deles é o acesso a e-mails enviados e recebidos de servidores públicos.

Transparência X comunicação

Já o pesquisador do CEAPG, Fabiano Angélico, mostrou um pouco do seu trabalho, falou sobre os excessos da imprensa, a falta de transparência da polícia, das corregedorias e pontuou algumas falhas na transparência do Judiciário que, para ele, ainda precisa avançar muito para cumprir o seu real papel. “Dar transparência não é o mesmo que comunicar algo. Isso é o que devemos discutir mais detidamente: o que é transparência e o que é acesso à informação. Quando a gente fala de imprensa, não estamos falando de transparência”, avaliou.

Segundo ele, o CEAPG está fazendo uma pesquisa sobre transparência no sistema de justiça brasileiro. “Já temos algumas conclusões preliminares: o Poder Judiciário tem duas resoluções do CNJ, a 79 e 102, que detalham procedimentos sobre transparência. Analisando alguns sites do sistema de justiça, constatamos que muitos não estão cumprindo o que dizem essas resoluções. O Ministério Público também não está cumprindo os normativos sobre transparência. Vivemos a era da informação, da sociedade do conhecimento e esta é uma demanda crescente. As pessoas têm mais informação e vão querer mais informação”, afirmou.

O presidente do TCDF, Inácio Magalhães Filho, por sua vez, discorreu sobre a influência da lei na prestação de contas. Disse que o evento, com três representantes de segmentos da sociedade distintos, permite trazer uma visão diferenciada. “O ministro Jorge Hage nos traz um panorama histórico da transparência. Já o Fabiano Angélico traz uma visão acadêmica”, falou Inácio Magalhães Filho. Para ele, a Constituição estabelece que qualquer associação e partido político tem o direito de representar órgãos de controle sobre qualquer irregularidade de que tenha conhecimento. Ele falou também da relevância da LAI para a atuação do controle externo no caso dos tribunais de contas e da divulgação dos salários dos servidores públicos

“É sabido que o Supremo Tribunal Federal (STF) já deliberou que não há que se falar em reserva em relação à remuneração dos servidores. A lei trouxe para esses casos como referência a definição de informação pessoal. O STF entendeu que não há que se falar em invasão da vida privada e da intimidade nesses casos. As informações pessoais que dizem respeito à intimidade tem um raio de proteção maior. Mas as informações referentes à nossa remuneração são uma despesa pública que advém de uma contribuição compulsória da sociedade. A lei protege a informação pessoal das questões da intimidade. A lei caminhou muito bem quando afastou a restrição da divulgação da remuneração dos servidores públicos”, esclareceu o presidente do TCDF.

CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

Assessoria de Comunicação Social

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade